No dia 12 de novembro comemora-se o Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, que tem o objetivo de alertar à população da importância da tutela preventiva da saúde, sendo o norte precípuo evitar tais enfermidades. Com o objetivo de reforçar a publicidade do tema, a deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) apresentou Projeto de Lei na Assembleia Legislativa da Bahia que cria o Dia Estadual de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, também no dia 12 de novembro.
“Segundo a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac), juntas, as arritmias cardíacas e a morte súbita vitimam mais de 300 mil pessoas todos os anos, sendo as doenças cardiovasculares as que mais matam no Brasil”, ressaltou a deputada socialista. A Arritmia caracteriza-se por distúrbios elétricos que provocam modificações no ritmo das batidas do coração, podendo levar à morte súbita. Ele difere do ataque cardíaco que ocorre quando o fluxo de sangue fica bloqueado por uma secção do músculo do coração.
O Projeto de Lei apresentado pretende contribuir para o desenvolvimento de propostas que possibilitem o acesso universal e igualitário às ações e serviços de saúde e salientar a importância Desfibrilador Externo Automático (DEA), na tutela preventiva da saúde “O Estado deve resguardar o direito à saúde, conscientizando a população dos riscos advindos de tais doenças”, afirmou Fabíola.
REDES SOCIAIS