Os agentes tóxicos (produtos veterinários, metais e drogas de abuso) e animais peçonhentos (como serpentes, aranhas, escorpiões) se constituem num risco iminente à saúde das pessoas. Por isso, acredita a deputada Ivana Bastos (PSD), campanhas educativas são necessárias para que a população conheça quais são os agentes tóxicos, suas causas, efeitos e formas de intoxicação.
Com esse argumento, ela apresentou projeto de lei que institui 20 de agosto como Dia Estadual de Prevenção a Acidentes Toxicológicos. A ideia é que o Estado promova, no período próximo à data, conferências, seminários, simpósios, oficinas, dentre outras atividades de estímulo à prevenção destes acidentes.
“O contato com agentes tóxicos e animais peçonhentos pode ser evitado, por exemplo, a partir da compreensão de que as condições de trabalho devem ser mais humanas, não priorizando apenas o lucro”, explicou Ivana Bastos, na justificativa da proposta. Para ela, é preciso educar e investigar, pois a falta de conhecimento para identificação dos agentes tóxicos nos domicílios, no trabalho, na vida em comum é fator de risco e pode levar ao que se denomina, nos dias atuais, de acidente tóxico individual.
A parlamentar lembrou que estes acidentes poderiam ser facilmente evitados se os cidadãos possuíssem vasto conhecimento sobre os agentes tóxicos e seus desdobramentos. “Defendemos que estas informações devem ser oferecidas à população pelo Estado, através de ações específicas, dedicando, inclusive uma data especial no calendário”, afirmou.
Assim, acrescentou ela no documento, a prevenção exige maior aprofundamento quanto ao conhecimento das condições específicas envolvidas na intoxicação, para que o Estado possa, realizando esta tarefa, melhor contribuir com a saúde e a vida das pessoas.
REDES SOCIAIS