MÍDIA CENTER

Robério parabeniza Guaratinga

Publicado em: 29/08/2015 00:00
Editoria: Diário Oficial

Parlamentar fez questão de se congratular com a população do município
Foto: Arquivo/Agência-Alba
O deputado Robério Oliveira (PSD), fazendo uso do seu direito regimental, registrou nos anais da Assembleia Legislativa uma moção de congratulações com o município de Guaratinga pela passagem do seu 54º aniversário de emancipação político-administrativa, que acontece nesta segunda-feira, dia 31. 

Guaratinga, que no idioma tupi-guarany significa "garça branca", foi criada pela Carta Régia de 27 de maio de 1534, no extremo sul baiano, ao lado da cidade de Porto Seguro. Atualmente tem uma população de 25.000 habitantes. Robério lembra que antes de se chamar Guaratinga a localidade era conhecida como Jaquetou, Novo Horizonte e Volta Goma. 

O arraial de Jaquetou prosperou muito e se tornou povoado com o nome de Novo Horizonte. Em 1953 foi elevado à categoria de distrito, subordinado a Porto Seguro, quando então passou a ter a denominação atual. No dia 31 de agosto de 1961, por força da Lei 1.466, foi emancipada de Porto Seguro.

Sua economia é baseada na cultura cacaueira. Porém, com o declínio acentuado do cacau, ganhou destaque a criação de bovinos, hoje com mais 160.000 cabeças, um dos maiores do estado, destinado corte, cria e engorda, com produção em grande escala. Outras atividades contribuem na economia local, como as pequenas plantações de café e as reservas de granito. 

Além disto Guaratinga possui um grande potencial turístico não explorado, sendo o seu relevo montanhoso, com paisagens de rara beleza, pequenos riachos e cachoeiras. “Lá fica localizada a bela Pedra do Oratório”, frisou o deputado Robério Oliveira que concluiu sua moção parabenizando os guaratinguenses e salientando “a brilhante administração do prefeito Kenoel Viana e da Câmara de Vereadores”.


Compartilhar: