O deputado Marcelino Galo (PT) apresentou na Assembleia Legislativa uma moção de aplauso à cidade de Ituberá, pelos 106 anos de emancipação político-administrativa. “Ituberá é uma cidade importante para a região do baixo sul. Minha relação com o município vem de muitos anos e se fortaleceu no início do nosso primeiro mandato. De lá para cá, viemos trabalhando bastante para garantir melhorias para a cidade”, afirma o deputado, que recentemente solicitou ao governo do Estado, por meio de indicação, o asfaltamento de alguns trechos de estradas, sobretudo as que ligam o município aos demais polos turísticos da região.
Conhecida como Capital das Águas do Baixo Sul, a localidade originou-se de uma aldeia indígena da tribo Tupinambá, inicialmente constituída de menos de uma centena de palhoças com cerca de 300 habitantes. Mais tarde foi ocupada por portugueses e mamelucos que, juntos formaram a povoação de Santarém. Em 1909, a Vila de Santarém foi elevada à categoria de cidade. Em 1943, seu nome mudou para Serinhaém e, em 1944, passou a se chamar Ituberá.
A cidade é a segunda maior produtora de borracha da Bahia e está localizada na região sul do estado, na microrregião de Valença, que fica a cerca de 150 km da capital baiana. Com uma população de, aproximadamente, 29.854 habitantes, Ituberá faz limites com as cidades de Igrapiúna, Piraí do Norte e Nilo Peçanha.
“É com muita alegria que parabenizo essa cidade que se destaca pela área de proteção ambiental da Cachoeira de Pancada Grande e que, por conta das suas riquezas naturais e localização privilegiada, tem forte vocação para o ecoturismo. Nosso mandato sempre estará à disposição de toda a população ituberense”, comemora o parlamentar.
REDES SOCIAIS