O deputado Carlos Ubaldino de Santana (PSD) apresentou projeto de lei que classifica a cidade de Andaraí como Município de Interesse Turístico. No documento, o parlamentar destaca as características da localidade e suas histórias com ênfase em suas origens.
“Sua paisagem deslumbrante assemelha-se a quadros pintados por artistas renascentistas. Os contrastes de cores e relevos são destaques únicos. Desse modo, nos permitimos ratificar que cada vez que esta Casa Legislativa destaca pleitos desta natureza permite o crescimento comercial, profissional e eleva a autoestima de nativos e visitantes”, destaca.
Com população estimada em 14.000 habitantes, Andaraí é terra natal do escritor Herberto Sales e foi cenário de muitos romances, lembra o parlamentar. Seu topônimo tem origem da palavra: Andirahy, da língua Tupi-guarani que significa "Rio dos Morcegos"., sendo que os primeiros habitantes desta terra foram os índios Cariris e Maracas. “Certo é que a presença de pinturas rupestres na região indica que esta área foi ocupada por tribos indígenas”. Já em 1796, registra-se a presença de Quilombos, citando os de Orobó, dos Tupins e os de Andarahy. Mas o povoamento como se conhece atualmente, surgiu das fazendas de atividades agrícolas e pecuárias, além de terem servido aos garimpos da Chapada Velha e Rio de Contas. Atividade que levou muitos garimpeiros em busca de ouro e outras pedras preciosas.
De acordo com o deputado, a cidade tem muito potencial por sua localização territorial, qualidade que serviu de inspiração para o já citado escritor Herberto Sales, filho da terra, membro da Academia Brasileira de Letras, com títulos publicados e destaque para "Além dos Marimbus” de 1961; 'O Sobradinho dos Pardais" de 1969; "Os Pareceres do tempo" de 1984 e "O Cascalho" de 1944.
“Diante desta história permeada de páginas emocionantes, não seria de todo errado afirmar que Andaraí acumula um elenco de razões para ser listado como Município de Interesse Turístico, no Calendário de recepção a turistas nacionais e internacionais”, conclui.
REDES SOCIAIS