Quando se fala em São João na Bahia com grandes atrações o nome que vem à mente das pessoas é Amargosa. Não foi diferente com o deputado Carlos Geilson (PTN) ao destacar o evento junino na moção de congratulações que apresentou na Assembleia Legislativa pela passagem dos 124 anos de emancipação política do município. “Um dos festejos juninos mais tradicionais da Bahia neste ano faz uma homenagem ao 'Vaqueiro do Nordeste'”, contou ele.
No documento, Geilson contou também que o território onde está o município foi habitado inicialmente pelos índios Kariris, mas em meados do século XIX os colonizadores tomaram conta da região. “Logo que chegaram as famílias de Gonçalo Correia Caldas e Francisco José da Costa Moreira construíram no lugar uma capelinha que deu origem ao povoado inicial”, acrescentou o deputado.
O parlamento que o então ponto de parada dos tropeiros, foi elevado, em 1855, à categoria de freguesia com a Capela de Nossa Senhora do Bom Conselho das Amargosas, pertencendo a Vila de Tapera (atual Santa Terezinha). “O local teve sua economia impulsionada pelos plantios de fumo e café, possibilitando a instalação da Vila de Nossa Senhora do Bom Conselho das Amargosas no ano de 1878”, explicou ele.
REDES SOCIAIS