Cerca de 250 pessoas participaram do ato de lançamento do livro “Como Diz o Ditado”, de Helenita Yolanda Monte de Hollanda, na última sexta-feira na livraria Cultura, publicado com apoio Assembleia Legislativa. Trata-se de um adagiário uma criteriosa seleta de adágios populares colecionados e ordenados pela autora por décadas.
Médica, Helenita tem pendor para a pesquisa e pela escrita. Cinco anos atrás outra obra de sua autoria (em pareceria com o jornalista Biaggio Talento), “Basílicas e Capelinhas – Um Estudo Sobre a História, Arquitetura e Arte de 42 Igrejas de Salvador”, ilustrado com fotografias coloridas. Entre as autoridades presentes no lançamento o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, além de parlamentares, acadêmicos, professores e jornalistas, inclusive a editora-chefe de A Tarde, Mariana Carneiro.
PROGRAMA CULTURAL
O presidente Marcelo Nilo foi representado pelo Assessor para Assuntos de Cultura, professor Délio Pinheiro, que reafirmou o compromisso do presidente Marcelo Nilo com o fomento da cultura de nossa terra através do programa editorial que é uma “poderosa ferramenta nesse sentido”. Lembrou a repetição contínua pelo deputado Marcelo Nilo da frase de Monteiro Lobato, “um país se faz com homens e livros” e anunciou ainda para esse semestre o lançamento de outras quatro obras.
O livro “Como Diz o Ditado” mergulha fundo nas falas e histórias da nossa gente, recolhendo essas pequenas pérolas da sabedoria popular. Ela também fotografou festas (religiosas e profanas) e atividades laborativas, além de colecionar objetos que compõem a casa brasileira, registrando hábitos e costumes. O volume tem cerca de 400 páginas e tem projeto gráfico de Bira Paim, que também elaborou a capa.
REDES SOCIAIS