Jurandy propõe criação de vagas para especialistas na escrita e leitura dos deficientes visuais
Foto: null
O ensino da escrita em braille pode se tornar acessível em qualquer escola privada ou da rede pública estadual. Pelo menos é esta a ambição do deputado Jurandy Oliveira (PL) ao apresentar projeto de lei propondo a criação de vagas específicas na Secretaria da Educação para profissionais especializados nesta escrita, utilizadas pelos deficientes visuais.
O projeto prevê que caberá à SEC a realização de concurso público para prover as vagas e a incumbência de fiscalizar a observância da lei. A previsão é de multa de 300 Ufirs em caso de não se providenciar a regularização no período adequado e de 200 Ufirs mensais, caso não haja regularização.
"A presente proposta tem o objetivo precípuo de criar nas escolas de ensino público e privado vagas para profissionais especializados em linguagem em braille ? para lecionar leitura e escrita neste sistema, concedendo oportunidade às pessoas portadoras de deficiência visual de aprenderem sua língua, além de ensinar a leitura do sistema braille a pessoas que enxergam", defendeu o deputado.
Jurandy explica ainda que sua intenção também é universalizar e desmistificar a escrita, contribuindo para a integração social dos alunos. "Neste diapasão, os deficientes visuais se comunicarão e se interagirão com os colegas de classe, bem como permitirá que pais de crianças, com deficiência visual, conheçam e dominem o sistema braille, ajudando e acompanhando seus filhos em tarefas escolares", disse.
REDES SOCIAIS