MÍDIA CENTER

"É preciso ir além do Carnaval", diz Bira Corôa sobre o Ouro Negro

Publicado em: 11/02/2015 08:03
Editoria: Comissões

“O Carnaval Ouro Negro é muito importante para a manutenção de grupos culturais e artísticos que têm como base as características de matrizes africanas e de povos e comunidades tradicionais, sobretudo pela dificuldade de se obter patrocínios para esses desfiles. Entretanto, precisamos ir além do Carnaval. É necessário fortalecer essas agremiações e isso ganhará forma com a regulamentação do Estatuto da Igualda Racial”, pontua Bira Corôa.  Os grupos apoiadas pelo programa desfilam nos três circuitos da folia: Batatinha (Centro Histórico), Dodô (Barra) e Osmar (Avenida Sete).


Ao todo, 93 entidades carnavalescas, dentre blocos afros, de índios, afoxés, grupos de samba e reggae de Salvador foram contemplados pelo programa Ouro Negro para o Carnaval 2015, gerenciado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecutlBA). Criado há sete anos, o programa tem como objetivo apoiar o desfile de blocos, além de valorizar o legado e a importância da cultura negra e indígena para o Carnaval.
Entre as propostas selecionadas estão os afros Olodum, Bankoma, Cortejo Afro, Didá, Malê Debalê, Muzenza, Os Negões e Okanbi; os blocos de samba Alerta Geral, Alvorada, Reduto do Samba e Quintal do Samba; os blocos de índios Apaches do Tororó e Comanche do Pelô e os blocos de reggae Aspiral do Reggae e Reggae – O Bloco. Veja lista completa:


Estatuto da Igualdade Racial


Com a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa na Bahia, o Ouro Negro deixará de ser um programa restrito ao Carnaval e se transformará em uma política de Estado, tão logo ocorra sua regulamentação. O projeto passará a apoiar todas as manifestações populares e identitárias, de toda a Bahia, durante todo o ano. É provável que o novo modelo passe a vigorar a partir de 2016. Dentre as mudanças, a fonte dos recursos é de extrema importância. O aporte financeiro para a política será garantido pela reserva de 10% do Fundo de Combate a Pobreza. Deverão ocorrer ainda alterações no sistema de seleção.




Compartilhar: