O deputado Leur Lomanto Jr. (PMDB) exaltou na Assembleia Legislativa os 62 anos de emancipação política de Uruçuca, município localizado no Sul Baiano. A data festiva é comemorada nesta sexta-feira, dia 12 de dezembro. Em homenagem, o parlamentar apresentou uma moção de congratulações na Casa, dando destaque a história, aspectos naturais e a população da cidade.
“É com muita satisfação que apresento congratulações a população de Uruçuca por esta data. Parabenizo a todos os uruçuquenses, a prefeita Fernanda Silva, a Câmara de Vereadores e todas as autoridades”, afirmou.
Na moção, Leur Jr. destaca que Uruçuca, distante a 401 km da capital baiana, recebeu status de município pela lei estadual n.º 516 de 12 de dezembro de 1952. Ele também lembra as pesquisas sobre a origem do nome da cidade. Consta que na língua tupi Uruçuca significa Águas Escuras, porém haveria outros significados, sendo Uru = abelha (graças a grande quantidade de abelha da cidade) e Çuca = do açúcar pelo qual as abelhas gostam. “Segundo a história e a popularização o topônimo Uruçuca (uruçu = ‘abelha’ + côa = ‘grande’) é um vocábulo indígena pelo qual os nativos designavam as ‘abelhas’ existentes na região, como também pode significar na língua indígena ‘água escura’”, diz.
Relatos históricos abordam que o município teve origem em uma povoação formada em 1906 pelos senhores Manoel Alves de Sousa, Miguel Gomes Baracho, João Macaúbas, Jorge Caetano dos Santos e Antônio Ferreira da Silva. A movimentação do município se ampliou com a inauguração em 1º de janeiro de 1914, da Estação Ferroviário no povoado de Água Preta, tendo como seu primeiro agente o senhor Afrânio Calasans Amorim.
REDES SOCIAIS