MÍDIA CENTER

Yulo participa de audiência sobre Povos e Comunidades Tradicionais

Publicado em: 04/11/2014 00:00
Editoria: Diário Oficial

Parlamentar é membro titular da Comissão de Direitos Humanos e vice-presidente da Assembleia
Foto: Juliana Rodrigues/Agência-Alba
O deputado Yulo Oiticica (PT), membro titular da Comissão de Direitos Humanos e vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL), representou o Poder Legislativo na audiência pública sobre Povos e Comunidades Tradicionais, realizada na manhã da última sexta-feira, na reitoria da Universidade Federal da Bahia.

O parlamentar foi homenageado como legítimo representante e interlocutor das causas indígenas no Poder Legislativo baiano. Yulo recebeu das mãos do Cacique Babau, líder dos Tupinambás, um presente em agradecimento aos 16 anos de dedicação e compromisso com os índios, que já o considera um dos seus. “O símbolo mais valioso para nós índios é o cocar e hoje eu tiro o meu cocar para você Yulo, em nome da sua determinação com a luta do nosso povo”, declarou.

Emocionado, Oiticica agradeceu o gesto e salientou a importância da demonstração de carinho. “Muito bom quando se é homenageado pelo seu povo e é assim como me sinto, parte de vocês. Esse gesto serve para que eu possa seguir em frente acreditando que todos nós juntos podemos fazer a diferença e continuar a luta em defesa da vida e dos direitos humanos”, disse o parlamentar.

Ainda durante a audiência, promovida pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR, o PPDDH e membros da União Europeia, com o apoio da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos – SJCDH; Yulo chamou atenção para a violência enfrentada por quilombolas, índios, ribeirinhos, pescadores, dentre tantos outros. “Nosso povo luta mais do que por demarcações de terras, nosso povo luta pela garantia dos direitos humanos, democracia e justiça social”, afirmou.

LIVRO

Durante o encontro, aconteceu o lançamento do livro “As Dez Faces da Luta pelos Direitos Humanos no Brasil”. A publicação conta a história de dez defensores de direitos humanos que estão sob a proteção especial do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH). Entre os homenageados está o Cacique Babau uma das lideranças do povo Tupinambá, que mora o sul da Bahia e luta pela demarcação das terras indígenas na região.

Na oportunidade Yulo entregou a secretária da SJCDH, Ariselma Pereira, representando o governador; e a Ana Paula Zacarias, embaixadora da União Europeia, um relatório que fala da realidade dos Tupinambás, quanto a luta pela demarcação de terra no sul e extremo sul da Bahia. E outro que um relata a visita da Comissão de Direitos Humanos da Alba realizada em 2010 e coordenada por Yulo à aldeia Tupinambá, na Serra do Padeiro , no município de Buerarema, onde amanhã, um grupo formado por embaixadores da União Europeia e autoridades públicas fará visita.



Compartilhar: