O aniversário de emancipação política das cidades de Ibicaraí e Nova Canaã, transcorridos nos dias 22 e 21 de outubro, respectivamente, foram registrados nos anais da Assembleia Legislativa pelo deputado Coronel Gilberto Santana (PTN).
Localizado na chamada mesorregião do sul baiano, e na microrregião de Ilhéus-Itabuna, Ibicaraí possui como municípios limítrofes as cidades de Almadina, Itabuna, Itapé, Coaraci, e Floresta Azul. A atividade econômica da cidade baseia-se, primariamente, na prestação de serviços, seguida da atividade industrial e agropecuária, em menor escala.
“Fico muito honrado e contente em poder ter representado este município tão importante para a região. Parabenizo a população ibicaraiense por mais este ano de história”, destacou Gilberto Santana.
De acordo com as informações apresentadas pelo deputado, em detrimento da lei estadual nº 1.540 de 8 de novembro de 1961, o município de Nova Canaã foi emancipado e desmembrado do município de Poções. Buscando sua formação administrativa, sabe-se que foi em 1925 que se formou um pequeno povoado de nome Água Fria.
O município desempenha a agropecuária com destaque para os cultivos de banana, cana-de-açúcar, café e cacau e a criação de gado e galináceos. “Venho, através desta moção, congratular-me com a população de Nova Canaã pela passagem do aniversário de sua emancipação. Sinto-me muito honrado por acompanhar essa cidade, além de estar comprometido com o progresso e desenvolvimento dessa região de tão grande valor para a Bahia”, afirmou Santana.
REDES SOCIAIS