A deputada Kelly Magalhães (PCdoB) defende o aumento da realização de transplantes de órgãos no estado. Para tanto, a parlamentar solicitou do governador Jaques Wagner a implantação do transplante pulmonar no Hospital Ana Nery, via convênio com a União e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica. Kelly apresentou indicação, na Assembleia Legislativa, dirigida ao Executivo, a fim de que o seu pleito seja atendido e viabilizado.
Segundo a parlamentar, uma das carências do sistema de saúde no país, tanto na rede pública quanto na privada, é com relação ao número de centros transplantadores de órgãos. Kelly afirma que a Bahia, mesmo sendo o terceiro estado mais populoso da Federação, apresenta um dos menores índices em transplantes realizados. Especificamente em relação ao transplante pulmonar, há apenas três centros ativos no Brasil, o que, para a deputada, é muito pouco ou insignificante diante das dimensões continentais do país.
Kelly relata que, há quatro anos, o Hospital Ana Nery de Salvador iniciou a implantação do serviço de transplante de pulmão e de coração. Foi constituída uma equipe multidisciplinar de enfermeiras, assistentes sociais, fisioterapeutas, pneumologistas e cirurgiões torácicos, e, em 2013, foi efetivamente aberto o Ambulatório de Transplante de Pulmão, onde as demandas de todo o estado são avaliadas.
A deputada assegura, no entanto, que, por falta de um broncofibroscópio e de um aparelho de pletismografia, bem como, de formalização contratual entre o Estado e o Hospital Ana Nery para realização de transplantes pulmonares, entre outros aspectos, os pacientes com indicação de transplante estão sendo transferidos via Tratamento Fora do Domicílio (TFD) para outros estados, demandando um alto custo e transtornos para paciente e familiares. “É desnecessário fundamentar a importância que esta ação de governo terá para a saúde pública do povo baiano, principalmente para o governo democrático que muito tem feito pela melhoria dos serviços públicos de saúde em todo o estado”, disse Kelly, confiante no atendimento à sua indicação.
REDES SOCIAIS