MÍDIA CENTER

Jovens assumem funções parlamentares

Publicado em: 19/05/2014 00:00
Editoria: Diário Oficial

O presidente Marcelo Nilo fez questão de prestigiar evento idealizado por Álvaro Gomes
Foto:  
 

Foram empossados, na manhã de ontem, 52 jovens deputados no plenário da Assembleia Legislativa, onde ocorreu a solenidade oficial de abertura do Programa Parlamento Jovem Baiano. O presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo (PDT), fez uma breve saudação de boas vindas aos estudantes que durante dois dias vivenciarão uma experiência única e pioneira no estado. Eles atuarão e tomarão decisões como se fossem verdadeiramente um deputado estadual eleito. “Vocês assumiram o poder, então utilizem deste espaço Legislativo para fazer aquilo que toda a sociedade precisa e quer. Uma sociedade onde todos possam viver com alegria, onde todos possam circular livremente pelas ruas, onde todos tenham saúde, educação, moradia. Muito sucesso no exercício do mandato de vocês, Deputados e Deputadas Jovens do Estado da Bahia”, desejou o deputado Álvaro Gomes, declarando iniciado o Parlamento Jovem Baiano.



À Mesa de Honra, além dos deputados Álvaro Gomes (PC do B), presidente da Comissão de Educação da Casa, e Yulo Oiticica (PT), 1° vice-presidente da Assembleia Legislativa, estavam a coordenadora de Ensino Fundamental, Maria José Lacerda, que no ato representou o secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto; o coordenador de juventude da Secretaria Estadual de Relações Institucionais, Vladimir Costa; e Juremar de Oliveira, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, representando o secretário Nilton Vasconcelos. E, também, Nadson Rodrigues, da Associação Baiana dos Estudantes Secundaristas (Abes); o Jovem Senador do Colégio Estadual Polivalente de Gandu, Ivanlins Nascimento da Costa; os deputados Jovens Federal representantes de Feira de Santana e de Candeias, Diego Ferreira e Fernanda Siqueira, respectivamente; e os de Salvador, Luciana Morena, Luís Henrique e Thiago Santos.



Muitos parlamentares prestigiaram a solenidade e destacaram a importância do Programa para a aproximação dos jovens à política e ao Parlamento. O deputado Yulo ressaltou em seu discurso a impossibilidade de se construir um futuro, quando se é negado o presente. “A juventude tem que ser o sujeito ativo de transformação. Não podemos abrir mão deste espaço. Isso, sim, é quebrar paradigmas e permitir o protagonismo juvenil”, disse, aproveitando para enaltecer o empenho do colega Álvaro Gomes para a concretização do Parlamento Jovem. “Somente agora, com Álvaro, foi que o projeto de resolução 1861/2007 verdadeiramente teve aplicabilidade, dando oportunidade a essa Casa de receber esses jovens estudantes baianos”, declarou o deputado Euclides Fernandes (PDT), autor do projeto de resolução que originou o Programa.



A presença dos alunos que participaram do programa no âmbito nacional trouxe aos iniciantes jovens deputados uma visão da experiência que passariam. “Vocês se sentirão como uma outra pessoa. Entenderão que a verdadeira função de um deputado é realizar sonhos”, afirmou Luís Henrique, Jovem Deputado Federal representante de Salvador. Os veteranos foram consensuais quanto a certeza de que é através da política que ocorrem as transformações na sociedade. E, baseado neste entendimento, é que todos os 52 jovens deputados, no segundo e último dia de seus mandatos, apresentarão e defenderão seus projetos de lei que, com variados temas, visam provocar melhorias em suas comunidades e municípios.



ATIVIDADES



Após a abertura oficial, os jovens deputados foram conduzidos a uma tarde de atividades. Eles aprenderam como funciona o Plenário, com a instrutora interna e mestranda em Literatura e Cultura, Marilanja Pereira, e conheceram as políticas públicas de juventude desenvolvidas no estado da Bahia, explanadas pelo presidente do Conselho Estadual da Juventude, Caruso Costa. E foram convidados pela Diretora da Escola do Legislativo, Juliana Araújo, a assistirem três palestras: uma sobre o Poder Legislativo e o Processo Legislativo, proferida pelo instrutor interno e mestre em Direito Público, Maurício Sampaio; outra sobre o Regimento Interno, feita por Geraldo Mascarenhas, Diretor Parlamentar da Assembleia; e sobre Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, ministrada pelo secretário estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena que considera a “iniciativa muito importante, até admirável, e que permite que nossa juventude talentosa, sobretudo a juventude da escola pública que muitas vezes não tem a oportunidade devida, venha a ter esse momento de conhecer e vivenciar diretamente, enquanto parlamentar, a realidade da política brasileira, enquanto representante do povo. Está de parabéns a Assembleia Legislativa, mais uma vez realizando este evento que eu tive a satisfação de ser  palestrante, fortalecendo essa consciência de cidadania”.



Ocorreu, ainda, a eleição da Mesa Diretora, sendo eleitos o  presidente da Casa, o primeiro vice-presidente; segundo vice-presidente; e terceiro vice-presidente. Além do primeiro secretário; segundo secretário; terceiro secretário e o quarto secretário. Hoje, os jovens parlamentares apreciarão e debaterão os seus projetos de lei nas comissões temáticas e votarão as matérias aprovadas nas comissões, em plenário.




Compartilhar: