O deputado Aderbal Fulco Caldas (PP) apresentou moção de pesar, na Assembleia Legislativa, pelo falecimento de Ivan Lemos de Carvalho, que era formado em direito, mas tinha no jornalismo sua grande paixão. Ele faleceu no dia 6 de maio vítima de um infarto do miocárdio que o acometeu no Hospital da Bahia, durante um procedimento médico. Ivan, que estava internado desde o dia 26 de abril para tratamento de problemas pulmonares e cardíacos, deixou mulher, dois filhos e três netos.
“Sem dúvida, o jornalismo político da Bahia e do Brasil perde um dos seus mais destacados e brilhantes articulistas, cuja vida profissional será sempre um exemplo a ser seguido no âmbito da comunicação. Com pesar, dirijo-me aos seus familiares, rogando a Deus que lhes conceda o conforto e a resignação necessários neste momento de dor e de saudade”, declarou o parlamentar.
Ivan de Carvalho foi um dos fundadores do jornal Tribuna da Bahia, em 1969, e atuou com dedicação na Escolinha da Tribuna, instituição responsável pela formação profissional de muitos jornalistas que se destacaram no exercício da nobre profissão. A trajetória de Ivan inclui a chefia da sucursal do Jornal do Brasil, em Salvador, e ultimamente se dedicava a ser revisor do Diário Oficial do Legislativo, membro do Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa da Bahia e integrante da equipe do blog Bahia em Pauta. Diariamente, assinava uma coluna na Tribuna da Bahia, abordando os mais recentes e importantes acontecimentos políticos de Salvador, da Bahia e do Brasil, além de analisar temas de abrangência mundial. “O mundo político da Bahia acompanhava com assiduidade os textos assinados por Ivan de Carvalho, em razão da seriedade, da ética e da honestidade com que analisava as questões em pauta no cenário da política baiana e nacional. Antes de divulgar a notícia ou comentar um fato em destaque, sempre o fazia depois que apurava com rigor e profundidade a veracidade da ocorrência. Por tudo isso, Ivan de Carvalho era respeitado e admirado por seus leitores, políticos e colegas de jornalismo, pois sempre colocou como prioridade no exercício de sua profissão, a verdade, a ética, o equilíbrio e a responsabilidade profissional”, destacou o parlamentar.
REDES SOCIAIS