Os municípios de Sobradinho e Tancredo Neves fazem 24 anos hoje, data celebrada na Assembleia Legislativa através de moções de congratulações endereçadas às autoridades dos dois municípios baianos pelo deputado Adolfo Viana (PSDB) "Desejamos a esses jovens municípios paz e desenvolvimento econômico e social, colocando nosso mandato à disposição para que esse fim seja alcançado", afirmou.
Com uma população estimada em, aproximadamente, 23 mil habitantes, localizada na mesorregião do Vale do São Francisco, a cidade de Sobradinho é conhecida como "terra da barragem". Na década de 70, foi construída lá, pelo Ministério de Minas e Energia, a Usina Hidrelétrica de Sobradinho. O município, que era antes distrito de Juazeiro, foi idealizado para servir de acampamento para os trabalhadores que participavam da construção da usina.
Devido a seu grande crescimento populacional, foi emancipado. "É indispensável ressaltar que a Usina Hidrelétrica de Sobradinho é considerada o maior lago artificial da América Latina e o segundo maior do mundo", afirmou Adolfo Viana.
HISTÓRICO
A área ocupada pelo município de Tancredo Neves era conhecida em meados da década de 40 como Tabuleiro de Liberina, por ser originado nas imediações de uma barraca de palha pertencente à senhora Liberina, às margens da estrada que ligava as propriedades rurais de Valença, Nazaré e Aratuípe. O sucesso comercial da barraca atraiu outros comerciantes, que formaram um povoado denominado de Itabaína. Em 1989, ele foi desmembrado do município de Valença e elevado à categoria de município, sendo denominado Presidente Tancredo Neves.
Com uma população estimada em mais de 26 mil habitantes, Presidente Tancredo Neves tem sua economia voltada à pecuária, produção agrícola, silvicultura e extração vegetal.
REDES SOCIAIS