MÍDIA CENTER

Parlamentar propõe Comenda 2 de Julho a Newton Cardoso

Publicado em: 01/11/2013 00:00
Editoria: Diário Oficial

Marquinho Viana listou os "inestimáveis serviços prestados" pelo homenageado
Foto:

Projeto apresentado pelo deputado Marquinho Viana (PV) prevê a concessão Comenda Dois de Julho ao ex-governador de Minas Gerais e deputado federal Newton Cardoso, em sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia. Ao justificar o pedido, Marquinho Viana destacou os "inestimáveis serviços prestados" por Cardoso "aos Estados da Bahia, Minas Gerais e ao Brasil".
Newton Cardoso nasceu na cidade de Brumado, Bahia, em 25 de maio de 1938. Diplomou-se em Direito pela Universidade Católica de Minas Gerais, onde também se formou em administração pública. Advogado, empresário e administrador, foi prefeito do município mineiro de Contagem (Minas Gerais) por três vezes, vice-governador e governador de Minas, deputado federal por duas vezes, cumprindo agora o seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados".
"Desde a sua juventude, Newton Cardoso evidenciou sua vocação para a política, exercendo a presidência da União Colegial de Minas Gerais e a presidência do Grêmio General Sampaio, quando era aluno do Centro de Preparação dos Oficiais da Reserva (CPOR), tendo fundado também a Casa do Estudante de Minas Gerais", contou o deputado.
Durante o regime militar, acrescentou Marquinho Viana, o então deputado federal Newton Cardoso fez parte da oposição ao regime. "Foi ainda no seu primeiro mandato que ele demonstrou ter uma boa visão das causas ambientais, defendendo a atuação da Petrobras no setor de exploração de carvão e de xisto betuminoso, como a empresa mais capacitada para gerir e orientar o consumo sustentável destes recursos."
No campo empresarial, a vocação de empreendedor de Cardoso se manifestou aos 14 anos e em Minas Gerais, aos 17 anos, era funcionário da Magnesita e próspero comerciante. No fim da década de 60, ampliou os seus investimentos na área rural com a aquisição da fazenda Rio Rancho em Pitangui, Minas Gerais.
"Quando governador de Minas Gerais não esqueceu o seu estado natal, inaugurando em Salvador, Brumado, Vitória da Conquista e outros municípios da Bahia agências do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG", afirmou Marquinho, explicando que a Bahia também é cenário de seu talento para os negócios "Em sua terra natal, Brumado, abriu a Orneca que em seguida passou a chamar-se de Importex, um grande magazine, que vendia diversos tipos de produto. Logo depois, adquiriu a Loja Santos, de tecidos, tornando-se também sócio da Usina Rio."



Compartilhar: