Em moção de pesar pelo falecimento do presidente do PT do município de Brumado, Washington Fernando Franco, ocorrido no último dia 23 de julho, o deputado Zé Raimundo (PT) lamentou profundamente a perda do correligionário e assessor parlamentar do seu mandato.
Conhecido como Miau, Washington Franco nasceu em Contendas do Sincorá, em 9 de maio de 1949. Era filho de Walter Alves Franco e Maura Arlinda Leite Franco, casado com a senhora Dayse Santos Lima Franco e pai de Tarcísio e Sílvia. Por mais de 30 anos trabalhou na Magnesita Refratários S/A, como Técnico em Química, sendo responsável pelo Controle de Qualidade do Laboratório de Química da empresa, aposentando-se nesse setor.
Como membro fundador do Partido dos Trabalhadores, integrou a direção partidária em mais de um mandato, estando desde o ano de 2008 na presidência do Diretório Municipal de Brumado. “O companheiro Washington era militante e apoiador dos movimentos sociais, atuando fortemente dentro do PT, nunca se furtando de suas obrigações e em três oportunidades colocou seu nome à disposição para disputas eleitorais e concorreu ao cargo de vereador”, registrou o deputado.
Segundo o registro do deputado, o dirigente petista vinha convivendo há alguns anos com problemas de saúde, mas a sua dedicação à militância partidária se tornou ainda mais impressionante, por sua ousadia ao comparecer nas diversas atividades convocadas por instâncias partidárias dos diversos níveis, representando Brumado em atividades do Diretório Nacional nas cidades de Brasília, Porto Alegre e Salvador – nessa última, diversas vezes por conta de convocações do Diretório Estadual – bem como era presença certa em Encontros Regionais realizados nos municípios de Vitória da Conquista, Guanambi, Carinhanha, Livramento e Camaçari, entre outros.
Como assessor do mandato atuou para atender demandas locais, sobretudo na zona rural, com reconhecido êxito, tanto no aspecto dos benefícios sociais, quanto no aspecto político. Era um grande defensor dos governos Lula e Dilma, no Brasil, e de Wagner, na Bahia, mas, sobretudo, do Partido dos Trabalhadores, no qual, na condição de dirigente, ajudou a fortalecê-lo no cenário político brumadense, estruturando de forma fiel ao que determina o Estatuto, as Resoluções e os Regimentos do PT.
“Comprometido com o ideal de transformação da sociedade brasileira, Washington Franco deixa um exemplo de militância partidária no município de Brumado e na Bahia, para todos nós militantes das causas sociais e políticas, pela sua dedicação, paixão, cuidado e amor pelo Partido dos Trabalhadores. Também muito querido pelos seus amigos, deixa o exemplo de uma pessoa de grandes virtudes e de companheirismo. Enquanto deputado, amigo e companheiro, manifestamos nossas condolências, assim como toda nossa assessoria, à família e a todos que tiveram o privilégio de com ele conviver”, finalizou Zé Raimundo.
REDES SOCIAIS