MÍDIA CENTER

Sandro Régis felicita Vitória da Conquista

Publicado em: 13/11/2012 00:00
Editoria: Diário Oficial

Parlamentar destacou trajetória do município
Foto:

O líder do PR/PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Sandro Régis, apresentou moção de congratulações na Mesa Diretora da Casa para registrar a passagem do aniversário de emancipação política de Vitória da Conquista, terceira maior cidade da Bahia. O parlamentar contou que, através da lei provincial n° 124, de 19 de maio de 1840, o Arraial da Conquista foi elevado a vila e freguesia, passando a se denominar Imperial Vila da Vitória, com território desmembrado do município de Caitité. Em seguida, no dia 1º de julho de 1891, a Imperial Vila da Vitória passou à categoria de cidade, recebendo o nome de Conquista. Já em dezembro de 1943, através lei estadual nº 141, o nome do município foi modificado para Vitória da Conquista.
"Até a década de 1940, a base econômica do município era a pecuária extensiva. A partir daí, uma nova estrutura econômica e social inauguraria um novo estágio, com o comércio ocupando lugar de destaque na economia local. Em função de sua privilegiada posição geográfica, com a abertura da BR-116 e da estrada Ilhéus – Lapa, o município passou a polarizar quase uma centena de municípios do centro-sul da Bahia e norte de Minas Gerais", destacou Sandro Régis.
Ainda com base nas informações apresentadas pelo deputado, a partir do final dos anos 80, o município de Vitória da Conquista realçou a sua característica de polo de serviços. Em 2007, a cidade foi marcada por um novo ciclo na agricultura regional, fundamentado no plantio da cana-de-açúcar e do eucalipto, destinado à produção de carvão para a indústria siderúrgica do norte de Minas Gerais.



Compartilhar: