O 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Leur Lomanto Júnior (PMDB), protocolou, na Mesa Diretora da Casa, uma moção de pesar pelo falecimento de Benedita Gomes Vilaça, líder espiritual, considerada uma das mais tradicionais ialorixás da Ilha de Itaparica.
Mãe Benedita faleceu aos 80 anos, no dia 18 de agosto de 2012, deixando oito filhos, netos, bisnetos e milhares de admiradores. Muitos deles mantinham uma relação de proximidade com a religiosa, já que foram criados como verdadeiros filhos. Segundo relatos, ela comandava com dignidade, firmeza e forte devoção o Terreiro de Oyá, vivendo seu ofício com amor e dedicação e passando esse exemplo para centenas de pessoas que frequentavam a casa espiritual.
Mãe Benedita ficou conhecida internacionalmente ao representar a Bahia em viagens para a Turquia e a França. Foi uma figura conhecida também pelas ações de caridade, sendo um dos exemplos citados a distribuição de alimentos.
"Parentes, amigos, filhos e filhas de santos e ogãs ficaram órfãos de uma líder que viveu a serviço da manutenção das tradições da religião de matriz africana no estado.
Depoimentos de seus filhos evidenciam esse trabalho e esse desejo de dar continuidade às atividades do Terreiro de Oyá e da conservação desse fervor nos símbolos da espiritualidade", ressalta Leur Jr.
No documento, o deputado ainda relata o reconhecimento dos trabalhos da ialorixá, fato evidenciado na forte presença de mais de duas mil pessoas em seu enterro, ocorrido no último domingo, 19 de agosto. "Mais de duas mil pessoas foram se despedir de Mãe Benedita, fortalecendo ainda mais o seu perfil de ser humano que passou pela terra e marcou a todos pelos seus atos, de acordo com relatos de familiares e amigos.
A Casa Legislativa se solidariza com seus familiares, com os integrantes do Terreiro de Oyá e cidadãos itaparicanos pela perda da ialorixá. Registramos o sentimento de acolhimento e solidariedade com a apresentação da presente moção de pesar", destacou Leur Jr.
REDES SOCIAIS