MÍDIA CENTER

CCJ aprova prevenção à síndrome de Bornout

Publicado em: 09/08/2012 00:00
Editoria: Diário Oficial

Colegiado aprecia projeto de lei do deputado Álvaro Gomes destinado a servidores públicos
Foto:

Com um voto em separado, o projeto de lei que cria o programa de assistência médica e psicológica para os servidores públicos portadores da síndrome de Bornout foi aprovado ontem pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia. O voto em separado foi do deputado Joseildo Ramos (PT).
De autoria do deputado Álvaro Gomes (PC do B), a proposição prevê que acompanhamento aos portadores da síndrome seja feito por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais. Esses profissionais deverão efetuar o tratamento e o combate das sequelas decorrentes da enfermidade.
De acordo com Álvaro Gomes, a síndrome de Burnout é uma doença psicológica caracterizada pela manifestação inconsciente do esgotamento emocional. Tal esgotamento, acrescentou ele na justificativa do documento, ocorre por causa de grandes esforços realizados no trabalho que fazem com que o profissional fique mais agressivo, irritado, desinteressado, desmotivado, frustrado, depressivo, angustiado e que se avalia negativamente.
"A síndrome de Burnout pode ser prevenida quando os agentes estressores no trabalho são identificados, modificados ou adaptados à necessidade do profissional, quando se prioriza as tarefas mais importantes no decorrer do dia, quando se estabelecem laços pessoais e profissionais, dando-lhes importância, quando os horários diários não são sobrecarregados de tare-fas", citou o deputado comunista no documento. O projeto agora será apreciado pelos deputados no plenário da Assembleia Legislativa.



Compartilhar: