O deputado Adolfo Viana (PSDB) prestou homenagem ao município de Jaguarari, através de moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa, pelo aniversário de emancipação. A população de 30.484 habitantes comemorará no próximo dia 6 de agosto os 86 anos da cidade.
Jaguarari faz fronteira com os municípios de Senhor do Bonfim, Andorinha, Uauá, Campo Formoso e ainda Juazeiro, ao norte do estado. Assim como a história da maior parte do território do interior baiano, a cidade descende do processo de civilização advindo da busca dos colonizadores por metais preciosos, principalmente o ouro e a prata.
Segundo o deputado, quando apenas existia o Sítio Jaguarari, as terras férteis atraíram um grande número de pessoas e, em 1888, já era um povoado consideravelmente desenvolvido e tornou-se distrito de Vila Nova Rainha. No ano de 1926, o povoado alcançou sua autonomia, desmambrado de Senhor do Bonfim.
De acordo com Adolfo Viana, Jaguarari tem destaque no cenário econômico com a produção de feijão, mandioca e mamona. Já, na cultura, o destaque vai para o samba de palma, a quadrilha e o reizado, que valorizam a figura do sertanejo. Manifestações culturais e representações de fé se entrelaçam nas festas da cidade.
REDES SOCIAIS