O município de Lajedo do Tabocal, cidade baiana distante aproximadamente 365 quilômetros da capital, localizado no sudoeste do estado, comemorou, no dia 13 de junho, 23 anos de emancipação político-administrativa e entre as homenagens recebidas por sua população destaca-se a moção de congratulações apresentada pelo deputado Euclides Fernandes (PDT) na Assembleia Legislativa.
Lajedo do Tabocal é conhecido por possuir um clima de frio típico europeu, pois em dia de frio a temperatura é de 12 graus. Sua cultura forte é o café e a cidade fica situada a 800 metros do nível do mar, por isso faz calor durante o dia e frio por toda a noite. Sua população estimada em 2010 era de 8.305 habitantes, segundo dados do IBGE.
A comunidade surgiu por volta de 1900, devido à concentração de famílias atraídas pela fertilidade do solo e disponibilidade de terras. Inicialmente foi chamado de Lajedo de José Anacleto, depois de Manoel Grande e posteriormente de Lajedo do Tabocal. Esta denominação se deve à existência de grande quantidade de tabocas (bambu) nas proximidades de um lajedo.
O município foi emancipado em 13 de junho de 1989, depois de muita luta por parte da comunidade, inclusive com formação de um plebiscito realizado em 1989. A Lei nº 5504, assinada pelo governador do Estado, transformou Lajedo do Tabocal em município, constituído apenas pelo distrito-sede do mesmo nome.
"Parabenizo toda população trabalhadora e hospitaleira de Lajedo do Tabocal, que continua lutando pelo desenvolvimento do município, muito importante também para o crescimento agrícola do nosso estado, principalmente com a cultura do café", afirmou Euclides Fernandes.
REDES SOCIAIS