O município de Souto Soares foi parabenizado, na Assembleia Legislativa, pelo deputado Aderbal Fulco Caldas (PP), pela passagem do seu aniversário de emancipação política e administrativa, ocorrido no dia 5 de julho. "No ensejo em que a próspera cidade comemora mais um aniversário de emancipação política, este parlamentar se irmana com a alegria dos munícipes e sente-se no dever de manifestar publicamente suas congratulações pela efeméride e com sua valorosa gente, que tem como traço marcante a vocação para o trabalho e um acentuado amor à terra natal", disse.
Segundo a história da cidade, contada pelo parlamentar, os primórdios do atual município datam do século XVII, quando diversos grupos de aventureiros formaram as chamadas "entradas", as quais adentravam o território na incessante busca de riquezas, sobretudo de ouro. Souto Soares foi desmembrado do município de Seabra pela Lei Estadual no 1.700, de 5 de julho de 1962, tendo sua instalação ocorrido em 7 de abril do ano seguinte. Grande parte de seu território pertencia ao antigo distrito de Lucuri, cuja denominação foi alterada e passaria a servir como sede municipal. Sua área estende-se por 849 km2, sendo sua altitude de 831 metros acima do nível do mar.
Aderbal destaca as riquezas naturais da localidade, dentre elas a Serra do Fogo Doido, com suas rochas e grutas, além da cobertura formada por rica vegetação ao longo de seus 500 hectares. Suas riquezas imateriais estão representadas pela culinária, pelo folclore, pela medicina popular e os tipos regionais, sobretudo as famosas benzedeiras. Outro aspecto do município ressaltado pelo deputado é o seu calendário de eventos bastante variado, que se inicia em janeiro com a Festa de Reis, em março ou abril com a Queima de Judas, em maio com as festas da Coroação de Maria e de Nossa Senhora de Fátima, passando pelos eventos populares e religiosos do mês de junho. Destaque especial merece a data cívica da emancipação municipal, em 5 de julho, que culmina com diversas competições esportivas.
REDES SOCIAIS