O Hospital Manoel Victorino recebe a visita, nesta tarde, da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa. Referência em traumo- -ortopedia e com cerca de 100 leitos, o hospital inaugurou, em junho de 2008, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de ortotrauma, então "equipada com 10 leitos e operacionalizada por 72 profissionais capacitados para cirurgias de alta complexidade em coluna vertebral, ombros e bacia", segundo informação da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.
Por decisão da Secretaria da Saúde, há alguns anos, o Manoel Victorino deixou de ser um hospital geral de médio porte para se especializar em traumas ortopédicos e é esta unidade que os deputados estaduais visitam hoje à tarde dentro do programa estabelecido pelo colegiado de visitação a hospitais públicos como forma de conhecimento sobre o funcionamento da saúde pública na Bahia. Já passa de uma dezena o número de instituições públicas visitadas pela comissão em todo o estado.
Quando esteve em Salvador para inaugurar a UTI do Manoel Victorino, em 2008, o então ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou que "o hospital está integrado com a política de humanização do SUS no atendimento ao público, tem tecnologia de ponta e uma proposta nova, e o suporte do Instituto Nacional de Traumo Ortopedia do Ministério da Saúde", disse.
ACOMPANHAMENTO
E é com mesmo o objetivo de acompanhar as ações, programas e políticas voltadas à saúde pública, que a comissão pretende convidar a Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf-SUS) a expor perante o colegiado seu relatório de trabalho, e realizar, ainda, uma audiência pública para discutir As Novas Ferramentas da Saúde Pública: Fundação Estatal, proposta pelo petista Marcelino Galo.
A fundação, que tem por objetivo "dar mais agilidade às ações do setor público, proporcionando benefícios para gestores, trabalhadores e usuários do SUS", foi oficialmente instituída em maio de 2009. "Na Bahia", informa o site oficial da entidade, "é um órgão integralmente público, intermunicipal, integrante da administração indireta do Estado, sem fins lucrativos, de interesse coletivo e se constitui como uma proposta inovadora e consistente para avançar no fortalecimento do SUS e no desenvolvimento de um modelo de gestão interfederativa, atuando em todas as regiões da Bahia na Estratégia Saúde da Família como uma instituição do Sistema Único de Saúde (SUS), cumprindo função essencial para a gestão compartilhada de serviços de saúde integrados com os entes federativos".
Ainda de acordo com informações oficiais, a "Fesf-SUS foi constituída por 69 municípios do estado tendo como base os princípios de gestão compartilhada, democrática e participativa. A fundação é integralmente pública e mais autônoma como são as universidades públicas, e tão ágil e versátil quanto são as empresas estatais". Esta entidade será convidada pela Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa a apresentar sua prestação de contas aos deputados e à sociedade.
REDES SOCIAIS