O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, foi agraciado ontem com a Medalha do Mérito da Segurança Pública, pelos serviços prestados à redução da criminalidade da Bahia no exercício do seu mandato de deputado estadual e, especialmente, da presidência do Legislativo Estadual. Marcelo Nilo integra junto com os chefes do Executivo, Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e do presidente da secção baiana da Ordem dos Advogados da Bahia do programa Pacto pela Vida, uma iniciativa inédita que elevou esta questão em nível de estado, não apenas de governo, tal a sua complexidade e os desafios que a melhoria da segurança dos baianos demandará de todos os segmentos da sociedade.
A solenidade de entrega da comenda aconteceu no Palácio Rio Branco, na Praça Municipal, sendo a cerimônia presidida pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, ontem, às 17h30. O deputado Marcelo Nilo se declarou honrado em ser distinguido com a láurea, que recebeu com humildade e a "certeza de que está trilhando o caminho correto ao trabalhar em prol do progresso com justiça social, especialmente em favor do combate permanente a praga social representada pelo crack, pois o tráfico de drogas está por trás de significativa parte do violência existente no país". Por causa da votação de um projeto importante na Casa, ele não pode permanecer até o final da solenidade, pois tinha que dirigir o processo de apreciação da matéria em plenário.
Além do presidente Marcelo Nilo, foram agraciados com esta honraria o prefeito João Henrique, o presidente do Tribunal de Justiça, Mário Alberto Hirs, o arcebispo dom Murilo Krieger, o comandante da 6ª Região Militar, general Marco Edson Gonçalves Dias, o comandante da Base Aérea de Salvador, coronel-aviador Márcio Sampaio e o ex-comandante do II Distrito Naval, almirante Carlos Autran. Receberam a medalha também os secretários Nestor Duarte, Almiro Sena, Robinson Almeida, James Correia e Fernando Schmidt, bem como o assessor especial do governador Jaques Wagner, Edmon Lucas. Agraciados ainda foram o presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Walter Pinheiro, o chefe do MP, Wellington Lima e Silva, o chefe da Casa Militar, coronel Rivaldo, da PM, o secretário municipal Edivaldo Brito, o empresário Davidson Botelho e o cantor Durval Lelys, além da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Maria Miki.
REDES SOCIAIS