MÍDIA CENTER

Herbert registra o centenário de Balbino

Publicado em: 19/04/2012 00:00
Editoria: Diário Oficial

Democrata lembrou os 100 anos do ex-governador de muitos serviços prestados à Bahia
Foto:

No próximo dia 22 de abril é comemorado o centenário do ex-governador da Bahia Antônio Balbino de Carvalho Filho. Natural de Barreiras, no oeste do estado, Balbino foi uma das figuras mais importantes do cenário político brasileiro. Para homenageá-lo, o deputado Herbert Barbosa (DEM) apresentou moção de congratulações à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. "Homenageamos o centenário de nascimento do baiano Antônio Balbino, um dos nomes mais expressivos do cenário político brasileiro, que dedicou 40 anos de sua vida à política. Nascido em Barreiras em 22 de abril de 1912, filho de Custódia Rocha de Carvalho e Antônio Balbino de Carvalho. Casou-se com Tsylla Veloso Viana Balbino de Carvalho, com quem teve duas filhas: Solange e Sizette", destacou Herbert no documento.
De acordo com o parlamentar, Antônio Balbino transferiu-se para o Rio de Janeiro em 1929 para estudar o curso de direito na Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano, começou a trabalhar no jornal A Noite. Diplomado em 1932, viajou para a França e fez um curso de aperfeiçoamento em Economia Política no período compreendido entre 1933 e 1934. De volta à Bahia, ainda em 1934, instalou-se em Salvador, passando a trabalhar no jornal O Imparcial.
"Antônio Balbino elegeu-se deputado estadual pela legenda Governador Otávio Mangabeira, de oposição ao governo. Fez parte da comissão responsável por elaborar a constituição do nosso Estado. Teve seu mandato interrompido pela implantação do Estado Novo, em 10 de novembro de 1937, passando então a exercer as atividades de advogado, jornalista e professor universitário", conta Herbert. O deputado ressaltou ainda que, com o fim do Estado Novo, em 1945, Antônio Balbino entrou para o Partido Popular Sindicalista (PPS), cuja legenda concorreu, sem êxito, a uma cadeira na Assembleia Nacional Constituinte. Já no ano seguinte, filiou-se ao Partido Social Democrático (PSD), no qual se elegeu novamente deputado estadual em janeiro de 1947 e depois deputado federal em outubro de 1950.
Em 1953, foi nomeado ministro da Educação e Saúde, ocupando cumulativamente a chefia do MEC e a chefia interina do Ministério da Saúde. Deixou a pasta em julho de 1954 para concorrer às eleições para o governo da Bahia. Segundo Herbert Barbosa, a grande transformação das eleições de 1954 deu-se com a vitória de Antônio Balbino para governador da Bahia, que foi um grande marco em sua carreira política. Seu governo destacou-se pela criação da Comissão de Planejamento Econômico (CPE), a construção do Teatro Castro Alves (TCA), do Museu de Artes e História da Bahia, da Maternidade Tsylla Balbino, além de projetos nos setores viário, energético, de comunicações e de educação.
Em setembro de 1961, no início da etapa parlamentarista do governo João Goulart, Balbino assumiu o cargo de procurador-geral da República e, em 1962, foi eleito senador pela Bahia. Já no ano de 1963, com a reinstalação do presidencialismo, assumiu a pasta da Indústria e Comércio. "Em janeiro de 1971, Antônio Balbino deixou a vida pública, dedicando-se à advocacia no Rio de Janeiro e a projetos agropecuários em Barreiras, sua terra natal, no qual instalou o mais importante núcleo agropecuário da região do Além São Francisco", finalizou Herbert.



Compartilhar: