O vereador Claudevane Moreira Leite é natural de Caldas de Cipó, município da região nordeste, e reside em Itabuna há 32 anos. Presbítero da Igreja Assembleia de Deus, tem reconhecido e intenso trabalho social na cidade, em especial no combate ao uso de drogas. Ele é fundador do programa SOS Jovem, que há 23 anos trabalha na prevenção, orientação, informação e levantamento de dados referentes ao uso de drogas.
O vereador Claudevane Moreira Leite é filiado ao PRB e cumpre o segundo mandato consecutivo em Itabuna, onde atua pessoalmente como voluntário na Comunidade Terapêutica Renascer, que abriga jovens e dependentes químicos com envolvimento com a criminalidade. Foi ainda o criador do projeto Bom de Bola, Bom na Escola, uma das maiores competições esportivas da Bahia, direcionada a incentivar a prática esportiva para afastar a juventude do flagelo das drogas.
COMUNICADOR
Tom Ribeiro é um dos comunicadores mais importantes de toda a região sul da Bahia. Natural de Itabuna, ele ingressou no rádio em 1985, trabalhando inicialmente na Rádio Clube de Itabuna e posteriormente nas rádios Jornal e Difusora. Inovador, comprometido com a cidade e com a região, foi rapidamente alçado ao posto de campeão de audiência nas emissoras por onde passou, inclusive na televisão, meio em que se iniciou na Record News como repórter policial.
Um ano depois, foi guindado ao posto do programa Alerta Total, o de maior audiência da TV Cabrália (retransmissora da rede Record). Tom Ribeiro atualmente é o coordenador de jornalismo dessa empresa e editor-chefe do Alerta Total. Em sua vida profissional, ele não ficou restrito à comunicação social, pois gerenciou um call-center de um banco especializado em empréstimos consignados e gerenciou uma empresa de informática, ambos em Itabuna.
MILITANTE
Juçara Feitosa é formada em administração de Empresa pela Universidade Estadual de Santa Cruz, com pós-graduação em gestão, controladoria e auditoria de contas públicas. Mas é essencialmente uma militante política. Fundadora e secretária executiva do Partido dos Trabalhadores em Ilhéus, em 1981, integrou o diretório do partido em Itabuna e foi a primeira candidata a prefeita da cidade. Atualmente ocupa a segunda suplência da senadora Lídice da Mata.
Casada com o ex-prefeito da cidade e deputado federal Geraldo Simões, foi secretária de Ação Social de Itabuna entre 2001 e 2004, ocasião em que desenvolveu um leque de projetos de cunho social. Destaque para o Viva Maria, que atendeu quatro mil gestantes; o Grapiúna Cidadão e o Alimenta Itabuna. Implantou o projeto Nova Bananeira do Habitar Brasil, com apoio do Bird, o que garantiu a regularização fundiária do bairro Jorge Amado. Em sua gestão na secretaria, foram implantados os programas federais Bolsa Escola, Peti, Agente Jovem, o programa do Leite e o CadÚnico.
MÉDICO
Rafael Ernane Almeida Andrade é médico oftalmologista formado pela Universidade Federal da Bahia e alia a pesquisa e produção científica ao compromisso com o social, como demonstra os dez mil atendimentos realizados a partir de 2004 em Itabuna, através do Mutirão do Diabético, que ele idealizou e coordena. A especialização foi feita no Setor de Retina e Vítreo da Universidade Federal de São Paulo, onde atua como preceptor. Na mesma universidade cursou o doutorado (a nível de Ph.D).
Ele é membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, sendo ainda membro titular da Associação Panamericana de Oftalmologia, da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, da Sociedade Brasileira de Uveítes e da comissão de subespecialidades de ensino do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Rafael Ernane Almeida Andrade integra ainda a diretoria da Sociedade de Oftalmologia da Bahia e coordena o Centro Avançado de Retina e Vítreo do Hospital de Olhos Beira Rio, de Itabuna. Escreveu 15 artigos médicos em revistas científicas (11 delas internacionais), bem como oito capítulos de livros publicados com circulação nacional.
EMPREENDEDOR
O empresário Helenilson Chaves nasceu em Brejões, mas reside em Itabuna desde 1959, quando contava com 12 anos de idade e seus pais, Manoel e Helena Chaves, ali se radicaram, consolidando respeito de toda a região sul pelo empreendedorismo e coragem. O Grupo Chaves, de que é presidente, atua na área de construção, incorporação, imobiliário, agropecuária e no comércio de cacau. Entre outras empresas, integram o conglomerado a Companhia Brasileira Exportadora, que incentivou a exportação da soja do oeste pelo porto de Ilhéus; a Olvebasa, primeira fábrica de óleos vegetais do Nordeste, localizada em Barreiras, o Jequitibá Plaza Shopping e a Macro Construtora.
Líder empresarial, ele integrou diversas diretorias e presidiu a Associação Comercial de Itabuna, bem como a Federação das Industrias da Bahia, e a Comcauba – Comissão do Comércio do Cacau do Brasil. Mas não deixou de atuar no social, como ocorreu quando doou 225 bolsas de estudos para a Fespi, atual Uesc, restaurou o colégio Ciso e a Filarmônica de Itabuna. Através da Fundação Manoel Chaves, ele atende a crianças carentes e não existe na cidade abrigos, creches, sindicatos ou escolas que não tenham recebido colaborações do Grupo Chaves.
PARLAMENTAR
O deputado Geraldo Simões é natural de Itabuna e foi um dos fundadores do PT baiano. Administrador de Empresas formado pela Universidade Estadual de Santa Cruz, ele cumpriu dois mandatos como deputado estadual a partir de 1987, renunciando em 1992 antes do encerramento do segundo período para assumir a prefeitura de Itabuna em 1º de janeiro de 1993 – cargo que voltou a ocupar entre 2001 e 2004. Foi ainda eleito deputado federal nas eleições de 1998, 2006 e 2010, ocupou o cargo de secretário de Agricultura da Bahia entre 5 de fevereiro de 2007 e 12 de novembro do ano seguinte.
Ele presidiu o diretório e a executiva do PT em Itabuna, foi membro do diretório estadual e liderou a bancada estadual do partido na Assembleia, em 1991. Presidiu a Associação Profissional dos Técnicos Agrícolas do Cacau em Ilhéus, a Associação dos Funcionários da Ceplac, e foi diretor do Sindicato dos Funcionários Públicos Federal da Bahia e diretor regional da CUT-BA, em Itabuna. Geraldo Simões foi ainda diretor presidente da Codeba, órgão do Ministério do Trabalho que administra os portos baianos. Na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa, integrou diversas comissões técnicas, especialmente em áreas ligadas à agricultura e aos direitos humanos.
REDES SOCIAIS