O líder da bancada da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Reinaldo Braga (PR), indicou ontem os membros do bloco que vão compor as comissões técnicas da Casa, dissolvidas no último dia 14, em função da criação do PSD, com 12 deputados. A iniciativa está publicada no expediente despachado pela presidência desta edição do Diário do Legislativo. O líder do governo, Zé Neto (PT), apresentou os nomes dos governistas na terça-feira.
Cada comissão terá seis deputados da maioria como titulares e três suplentes enquanto à minoria caberão duas cadeiras entre os titulares e uma na suplência. A indicação dos nomes não significa automaticamente a instalação das comissões e as lideranças deram continuidade ao longo do dia ao processo de negociação.
Vice-líder da oposição, o deputado Paulo Azi (DEM) informou que um passo importante foi dado anteontem, ao ficarem definidas as três comissões que caberão ao seu bloco: Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo; Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho; e Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos.
O parlamentar fez a ressalva, no entanto, que o acordo em torno do assunto passa necessariamente pela recomposição de forças nas comissões especiais. Pela nova proporcionalidade entre os partidos, a oposição perderá uma das cinco comissões especiais que hoje possui, mas não quer abrir mão da que acompanha o projeto do Porto Sul, etapa final da Ferrovia Oeste-Leste. A comissão, no entanto, é também pretendida pelo PSD.
REDES SOCIAIS