Os deputados estaduais baianos já estão em Vitória da Conquista, onde hoje, às 14h, será instalada a Assembleia Legislativa, no Centro Cultural Camilo de Jesus Lima. O programa Assembleia Itinerante realiza sua segunda sessão (a primeira ocorreu em Feira de Santana) com o objetivo de viabilizar uma relação direta entre a comunidade e seus representantes. Desta forma, o Legislativo funcionará de maneira ampla, não se restringindo apenas a uma visita de comissão ou audiência pública. É importante salientar que, por conta da parceria entre o Canal Assembleia e a TV Uesb, os trabalhos serão transmitidos ao vivo.
O objetivo da sessão é observar carências "in loco", recolher dos cidadãos e da sociedade civil organizada sugestões ou pleitos. O presidente Marcelo Nilo entende que esta atividade "oxigena a representação popular". Nesse contexto, foi reforçada a estrutura das comissões técnicas, estruturas especializadas e menores que possuem agora flexibilidade para viajar e agir com rapidez.
Uma sessão ordinária terá como tema a região sudoeste e a própria cidade, um pólo importante na área de serviços – educacional e médico –, bem como centro comercial de grande porte. Três urnas serão disponibilizadas no saguão do Centro de Cultura com formulário próprio para os participantes dos trabalhos possam apresentar sugestões por escrito. Esse material será posteriormente sistematizado e convertido em indicações ou requerimentos de autoria suprapartidária para encaminhamento aos órgãos responsáveis.
Nilo frisa que os deputados "estarão em Vitória da Conquista para servir ao povo do sudoeste, buscando soluções para as solicitações coletadas que serão encaminhadas como um pleito do poder Legislativo da Bahia para os órgãos competentes". O presidente informa ainda que em novembro acontecerá em Itabuna outra etapa do programa.
Ainda na sessão ordinária, o parlamento fará homenagem a cinco personalidades locais. Receberão a Comenda Dois de Julho o padre Edilberto Araújo, Edigar Evangelista dos Anjos, Carlos Jehovah de Brito Leite, Joseval de Souza Andrade e Herzem Gusmão, respectivamente indicados para a homenagem pelos deputados Zé Raimundo (PT), Fabrício Falcão (PC do B), Marcelino Galo (PT), Marcelo Nilo e bancada da minoria.
PERFIS
Conquistense e radialista desde 1968, Herzem Gusmão é um dos comunicadores mais conhecidos de toda a Bahia. Formado em direito, fez pós-graduação em jornalismo pela Uesb. Ele começou na Rádio Regional (hoje Cidade), transferindo-se em seguida para a Rádio Cultura. Trabalhou em Salvador, mas retornou a Vitória da Conquista para a Rádio Clube AM, transferindo-se para a FM, onde permanece. Tem espaço ainda no blog da Resenha Geral e ingressou na política em 2008, quando obteve 31% dos votos para prefeito da cidade. No pleito passado, candidatou-se a deputado federal. EDILBERTO ARAÚJO AMORIM O padre Edilberto é conquistense e, além da carreira eclesiástica iniciada em 1985, é o presidente do Conselho Municipal de Vitória da Conquista e do Banco do Povo, atuando ainda na prevenção, recuperação e reinserção familiar de adolescentes, jovens e adultos que sofrem com o flagelo das drogas. É também reitor do Seminário de Teologia de Ilhéus e da Organização dos Seminários do Brasil. EDIGAR EVANGELISTA DOS ANJOS Nascido em Macari, está radicado há muitos anos no sudoeste baiano, sendo um dos representantes da região na Câmara dos Deputados. Exerce o mandato de deputado federal, sendo eleito pelo Partido Verde. Músico de sucesso com 27 CDs gravados, começou a carreira artística em Itapetinga. É ainda poeta, radialista, forrozeiro e realiza um trabalho social voltado para superar as carências dos sertanejos. CARLOS JEHOVAH DE BRITO LEITE Poeta e escritor, nasceu em Vitória da Conquista e publicou vários livros, inclusive o elogiado Auto da Gamela, editado com distribuição nacional pela livraria José Olympio. É o presidente da Casa de Cultura de Vitória da Conquista e integra a Academia Conquistense de Letras. Intelectual com preocupação social, está na vanguarda da disseminação da arte no município, como atesta o seu trabalho em prol do Recital de Música do Educandário – evento anual realizado conjuntamente com a Secretaria de Cultura do Município. JOSEVAL DE SOUZA ANDRADE Conquistense graduado em matemática pela Ufba, foi um dos maiores professores dessa matéria em cursinhos pré-vestibular de Salvador. A partir de 1985, em Vitória da Conquista, fundiu uma empresa familiar com a Comercial Ramos. No ano seguinte, integrou a sociedade que fundou o Curso Opção, depois, Colégio Opção – o maior do interior baiano. Integra ainda a sociedade mantenedora da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), instituição respeitada e com inúmeros serviços prestados à educação e ao desenvolvimento do sudoeste. Atua ainda no Rotary e na Loja Maçônica Cavaleiros do Oriente.
HERZEM GUSMÃO
REDES SOCIAIS