Quando alguém pretendia atravessar o Rio das Contas no Sul da Bahia procurava sempre a barra, que com o passar do tempo ficou conhecida como Barra do Rocha, em referência a Pedro Rocha, um dos desbravadores da região. Assim tem origem Barra do Rocha, como contou o deputado Leur Lomanto Júnior (PMDB) em moção na qual se congratula com a população local pela passagem dos 50 anos de emancipação política e administrativa do município, no último dia 24 de agosto.
De acordo com o deputado, com a fixação de agricultores na região e a abertura de estradas para o escoamento e transporte do cacau, surgiram as primeiras casas, vindo o povoamento sentir o impulso do progresso. Pedro Rocha foi o primeiro fazendeiro do lugar.
Em 1916, o povoado de Barra do Rocha passou a pertencer ao distrito de Alfredo Martins (atual Ipiaú), incorporado ao município de Camamu. Em 1930, o distrito de Alfredo Martins elevou-se à categoria de subprefeitura, e teve seu nome mudado para Rio Novo. Em 1931, Rio Novo foi anexado ao município de Jequié e dividido em três distritos, dentre os quais o de Barra do Rocha. Por fim, em 24 de agosto de 1961, Barra do Rocha foi elevado a categoria de município e desmembrado de Ipiaú.
"Vale ressaltar o extraordinário empenho do poder público municipal no processo de mudança social e elevação das oportunidades da sociedade, compatibilizando no tempo o crescimento econômico, a conservação ambiental, a qualidade de vida e a equidade social, partindo de um claro compromisso com o futuro e a solidariedade entre gerações", observou o deputado peemedebista no documento.
Leur Lomanto acrescentou que a "excelente administração municipal vem realizando um magnífico trabalho" na área social, da educação, da saúde, do desenvolvimento social e econômico na zona rural e na urbana. O parlamentar considera ainda de vital importância para a população este crescimento ordenado "que contribui fundamentalmente para o desenvolvimento do município."
REDES SOCIAIS