As músicas e os eventos gospel da Bahia poderão tornar-se oficiais e patrimônio cultural do Estado. É o que propõe o deputado Pastor Sargento Isidório (PSB) no projeto de lei apresentado à Mesa Diretora da Casa. A proposta, segundo o parlamentar, visa garantir que os eventos gospel tenham acesso a benefícios legais previstos na legislação estadual de incentivo à cultura, inclusive os promovidos pela igreja.
"O incentivo fiscal proposto objetiva impulsionar setores da atividade econômica pela criação de emprego e renda, permitindo a consolidação do movimento gospel por meio do mercado, com a profissionalização de novos artistas e a realização de outras atividades culturais consagradas como festivas", disse.
O parlamentar observa que o gospel moderno, nascido da interpretação de um artista solo acompanhado de um coro e um pequeno conjunto instrumental, responde pelo início da carreira de vários músicos norte-americanos, entre cantores e grupos musicais surgidos após a Segunda Guerra Mundial.
"A base do tradicional gospel americano veio dos spirituals, que descendia diretamente do formato africano de pergunta e resposta entre solista e congregação", disse o parlamentar. Musicalmente, os spirituals misturaram os hinos ocidentais e as raízes da África. "Estas influências transformaram-se em um rico leque de possibilidades. Atualmente, a música gospel engloba várias influências e admite diferenças de estilos, muito embora a essência e a intenção permaneçam a mesma", disse.
Sargento Isidório lembra que as leis de incentivo foram criadas em meados da década de 1980. A intenção, segundo ele, foi estabelecer uma ponte entre a iniciativa privada e a cultura como área de alto interesse estratégico para o desenvolvimento social, a partir das políticas públicas de culturas.
A passagem da noção de patrimônio histórico para patrimônio cultural foi se projetando até uma nova perspectiva que inclui "cultural", incorporando ao "histórico" as dimensões testemunhais do cotidiano e os feitos não-tangíveis, afirma o deputado. "Assim como as festas populares e regionais expressam as formas identitárias de grupos locais, os eventos gospel atraem e identificam seguidores e indivíduos da mesma identidade, de vivências religiosas combinadas em contexto socioculturais variados", observou.
REDES SOCIAIS