O aniversário de emancipação política de Santo Antônio de Jesus foi comemorado na Assembleia Legislativa pelo deputado Rogério Andrade (DEM), através de moção de congratulações que protocolou junto à Secretaria Geral da Mesa louvando a importância dessa data para a cidade e "aquela gente ordeira, trabalhadora e hospitaleira". As raízes familiares e políticas do deputado estão fincadas especialmente nessa cidade e naquelas circunvizinhas, especialmente aquelas do vale do rio Jiquiriçá, portanto, ao comemorar os 131 anos de emancipação ele o faz "com conhecimento de causa e respeito."
Santo Antônio de Jesus está localizado no Recôncavo baiano, dista 187 quilômetros de Salvador, possui mais de 90 mil habitantes e é conhecido como cidade das Palmeiras, ensina o deputado Rogério Andrade, que identifica na data de 29 de maio de 1880, data da emancipação política, como o marco naquela localidade da aceleração do desenvolvimento econômico. Na moção de congratulações, o parlamentar traçou um perfil socioeconômico da cidade, que possui um comércio que ele classifica como "esplêndido, fortalecido pela união de seus empresários que tanto se empenham em prol do crescimento de sua terra."
TURISMO
Para ele, merece destaque ainda o caráter hospitaleiro do povo santantonienses, que encanta aos visitantes e turistas com seu calor humano, resgatando as tradicionais festas juninas ali realizadas que funcionam como impulso virtuoso para o comércio local. O deputado Rogério Andrade lembra ainda a importância para o turismo e para os negócios da Expomandioca, evento anual que congrega as cidades vizinhas e fortalece o cultivo da mandioca, pois a agricultura é outra fonte de riqueza, sendo importantes também as lavouras de amendoim, limão e laranja.
A pecuária também é importante para a economia do município, explica ele, citando como destaques os rebanhos de bovinos e muares, mas Santo Antônio de Jesus também é produtor de bens minerais, como areia e argila, e está se consolidando como polo educacional. Lá já estão instaladas algumas faculdades públicas e privadas, com cursos de enfermagem, nutrição, psicologia e bacharelado interdisciplinar de saúde. Antes de concluir a moção em que parabeniza os santantonienses, citou ainda artistas e líderes locais comprometidos com o progresso e o bem-estar da população, a exemplo dos seus amigos Euvaldo Rosa e Joanito, respetivamente, prefeito e vice-prefeito da cidade.
REDES SOCIAIS