MÍDIA CENTER

Joacy elogia o maior produtor de pinha

Publicado em: 04/05/2011 00:00
Editoria: Diário Oficial

Petista aplaude a coragem e força da população
Foto:

O município de Presidente Dutra foi parabenizado pelo deputado Joacy Dourado (PT), na Assembleia Legislativa, pela passagem do quadragésimo nono aniversário de emancipação política e administrativa, que ocorreu em 12 de abril. "Homenageio o povo de Presidente Dutra pela força, alegria, perseverança e coragem que possuem", enaltece.
Segundo Joacy, P. Dutra, como é carinhosamente chamada, foi fundada pela família Machado, que descobriu nos arredores das suas terras várias lagoas, originando o nome de Lagoa de Canabrava. Através do decreto de 1927, conquistou sua independência política de Uibaí. Atualmente, o município tem uma população estimada em 13.999 habitantes, distribuídos numa área geográfica de 284,717 km².
O deputado ressalta o destaque que a cidade teve no cenário nacional por ser grande produtora e revendedora de pinha, o que lhe atribuiu o nome de Capital da Pinha. O cultivo dessa fruta é a principal fonte econômica do município, que a exporta para vários estados do país, com foco nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A economia de Presidente Dutra se baseia na agricultura, pecuária e comércio. Na agricultura, além da exportação de frutas como a pinha, manga, seriguela, atemoia, etc. existe também a plantação de milho, mamona, feijão, cenoura, cebola, beterraba etc.
A pecuária é destinada basicamente para o consumo da população do próprio município e o comércio se resume na subsistência da população, sendo constituído basicamente por supermercados. "A população de P. Dutra enfrenta com leveza de espírito e altivez os desafios da luta diária. Portanto, seus habitantes são merecedores destas e tantas outras homenagens", finaliza.



Compartilhar: