MÍDIA CENTER

Assembleia debate prevenção e tratamento do uso de drogas

Publicado em: 02/05/2011 00:00
Editoria: Diário Oficial

Proponente da sessão, Isidório quer criar também uma Frente Parlamentar de Prevenção e Tratamento de Usuários de Drogas na Bahia
Foto:

A prevenção e o tratamento do uso de drogas estiveram na pauta da Assembleia Legislativa, na última sexta-feira, quando foi realizada uma sessão especial proposta pelo deputado Sargento Isidório (PSB). O encontro foi marcado pelos depoimentos de ex-dependentes químicos e pela proposta de Isidório de criar uma Frente Parlamentar de Prevenção e Tratamento de Usuários de Drogas na Bahia.
Na sessão, o deputado agradeceu também ao governador Jaques Wagner pela criação da Superintendência de Tratamento de Usuários de Drogas, proposta há mais de três anos, com o apoio da Fundação Dr. Jesus, liderada espiritualmente por Isidório. "Com o novo órgão, o governo da Bahia será pioneiro na criação de entidade para socorro especial de dependentes químicos", observou o deputado.
Descontraída, a sessão especial foi aberta e fechada pelo grupo Timbaleiros de Cristo e teve até uma encenação especial: um ex-dependente químico, que se livrou do vício na Fundação Dr. Jesus, antes de dar seu depoimento, agiu como se estivesse drogado, pedindo dinheiro ao público e insistindo para falar no microfone. Depois, lembrou que esse comportamento era uma rotina em sua vida quando era viciado em crack. Além de cantar, Sargento Isidório também participou da encenação.
Logo depois, dezenas de ex-dependentes subiram a tribuna do plenário da Assembleia Legislativa e relataram como a fé em Deus contribuiu para ajudá-los a se livrar do vício. Todos eles foram tratados na Fundação Dr. Jesus, que fica localizada na margem direita da BR-324, sentido Feira de Santana-Salvador, em frente ao distrito de Menino Jesus, em Candeias. Entre eles estava Roberto Sales, que começou cedo no mundo das drogas. "Comecei a cheirar cola aos 11 anos, aos 14 fumei maconha e aos 17 me viciei em crack. Só consegui me livrar das drogas depois que encontrei Jesus."

AMOR

O médico, psicanalista e psicoterapeuta Roberto Cury ficou responsável pela principal palestra da sessão especial. Em sua fala, Cury disse que os seres humanos são sujeitos vinculados. "Todos nós dependemos do amor do outro, da aceitação do outro, do reconhecimento do outro", afirmou ele, acrescentando que hoje "vivemos num mundo carente de nós."
Sobre o tratamento do vício de drogas, Roberto Cury lembrou: "Ninguém resgata ninguém que não quer ser resgatado". E reforçou que "o maior desafio da vida é dizer não a si mesmo". Ao falar do trabalho desenvolvido na Fundação Dr. Jesus, Cury afirmou que tudo é baseado no amor e no querer fazer bem ao próximo. "Não acredito que o amor seja só um pensamento poético e lírico que se vê nos filmes. Amar é também fazer o que é necessário fazer para ajudar a quem precisa."
Ainda na sessão especial, Sargento Isidório defendeu a interação entre os vários setores do Estado na prevenção e tratamento da dependência química. "Para tratar o vício, é preciso que profissionais da saúde, serviço social e segurança trabalhem em conjunto", afirmou ele, destacando os avanços obtidos durante o governo de Jaques Wagner. "O trabalho articulado acabou na criação da Superintendência de Tratamento de Usuários de Drogas, é uma grande vitória", afirmou ele.

FUNDAÇÃO

Liderada pelo Pastor Sargento Isidório, a Fundação Dr. Jesus é entidade filantrópica e atende gratuitamente cerca de 700 pessoas de vários cantos da Bahia, que desejam deixar o vício das drogas. Entre os ex-dependentes tratados na fundação, estão os 30 Timbaleiros de Cristo que se apresentaram na sessão especial. "A música, o toque, a dança servem de alento para quem quer deixar o vício. Além de divertir, dinamizar a rotina, deixam a palavra de Deus ainda mais fácil de ser assimilada", afirmou Sargento Isidório.
A Fundação Dr. Jesus funciona 24 horas e presta atendimento integral a quase 700 pessoas usuárias de substâncias psicoativas. Com uma proposta voltada para a recuperação do uso de drogas e álcool, a fundação tem uma equipe interdisciplinar que busca recuperar o dependente químico com o apoio da família.



Compartilhar: