O deputado Yulo Oiticica (PT) solicitou ao prefeito de Salvador, João Henrique, a construção de uma passarela na Chapada do Rio Vermelho, na altura da Ceasa, providência que pode evitar sucessivos atropelamentos que ceifam vidas e causam ferimentos nas pessoas que residem nas imediações ou precisam atravessar a movimentada Avenida Juracy Magalhães. O petista formalizou o pleito através de uma indicação que protocolou na Secretaria Geral da Mesa do Legislativo.
Na justificativa que anexou ao documento, o deputado do Partido dos Trabalhadores considera a construção dessa passarela como "indispensável para evitar acidentes com os pedestres do entorno da Ceasa do Rio Vermelho", mas considera esta providência insuficiente para resolver o grave problema. Portanto, defende ainda a adoção de providências pela prefeitura da capital para que sejam implantados redutores de velocidade na pista da avenida e executada uma campanha de conscientização para reeducar motoristas no trânsito.
PERIGO
Para o deputado Yulo Oiticica, a falta de sinalização e da passarela representam dois transtornos para todos que necessitam cruzar aquela pista movimentada a qualquer hora do dia ou da noite, pois trata-se de uma das vias com maior afluxo de veículos de Salvador. Lembra ainda que o ponto de ônibus da Ceasa fica numa via exclusiva, porém sempre invadida pelos carros particulares que buscam escapar do trânsito ou mesmo driblar a sinaleira ali implantada – nem sempre respeitada pelos motoristas.
O parlamentar acrescenta a essas informações o intenso e contínuo crescimento imobiliário naquela área, o que torna mais cheia de riscos a travessia pela ampliação contínua da frota de carros que precisam transitar por ali, bem como pelo aumento do número de pedestres, aumento este gerado pelos trabalhadores da construção civil empregados nas obras que estão sendo tocadas na região e que são usuários do sistema de transporte coletivo.
Para enfatizar a urgência da solicitação que endereçou ao prefeito João Henrique, o petista frisa que existe naquele local um posto de fiscalização da Superintendência de Engenharia de Tráfego da prefeitura de Salvador, SET, e há também instalado um fotossensor, mas ainda assim irregularidades são cometidas pelos condutores de veículos e também pelos pedestres. Antes de concluir, assinalou também que o ponto de ônibus da Ceasa é usado por milhares de estudantes residentes no entorno para ir às suas escolas, bem como para todos que precisam se deslocar até a feira da Ceasa para comprar gêneros alimentícios.
REDES SOCIAIS