MÍDIA CENTER

Comissão de Educação lembra Dia do Índio

Publicado em: 20/04/2011 00:00
Editoria: Diário Oficial

O petista Bira Corôa fez questão de destacar os eventos relacionados aos indígenas na Bahia
Foto:

O Dia do Índio, comemorado ontem, foi o destaque da sessão da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público. Ao lembrar a data, o deputado Bira Corôa (PT), que presidiu a sessão de ontem, fez questão de citar os dois barcos de pesca oceânica entregues pelo governo do Estado à comunidade de índios Pataxó de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, no extremo sul da Bahia. A ação faz parte do projeto Pescando Renda, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e teve um investimento de R$ 400 mil.
De acordo com Bira, os barcos são equipados com cozinha, banheiro, dormitório, guincho de pesca para espinhel, bússola, coletes salva-vidas, defletor de radar, GPS para 12 canais, entre outros. "O mais importante é que, além dos barcos, os indígenas foram capacitados para o uso das embarcações", observou o parlamentar petista.
Bira Corôa fez menção também aos Jogos Indígenas Pataxó, que acontecem na Praça do Cruzeiro, em Coroa Vermelha, com a participação de, aproximadamente, 1,2 mil índios de oito etnias da Bahia. O evento de integração, também apoiado pelo governo estadual, contou com apresentação de danças típicas e esportes tradicionais, como corrida na praia, corrida com tora, cabo de guerra, arremesso de arco e flecha, arremesso de lança, revezamento de maracá. Bira Corôa participou da abertura do evento.



Compartilhar: