Terça-feira , 16 de Julho de 2019

MÍDIA CENTER

Niltinho saúda Dia Nacional de Educação de Surdos

Publicado em: 17/04/2019 19:16
Setor responsável: Notícia

NeuzaMenezes/AgênciaALBA
O deputado Niltinho (PP) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), moção de congratulações por ocasião do Dia Nacional de Educação de Surdos, que é comemorado em 23 de abril.


A data, segundo o legislador, foi escolhida para lembrar a luta da comunidade surda pela busca de reconhecimento e aceitação e pelo direito de ensinar e aprender. Niltinho cita dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano de 2017, quando cerca de 10 milhões de brasileiros apresentavam deficiência auditiva. 



 “Desde a Antiguidade a população surda lutam pelos seus direitos. Entretanto, só nos dias atuais que estas pessoas contam com leis federais que tratam sobre a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras), sobre o processo de inclusão do aluno surdo na rede pública de ensino além da formação que regulamenta a profissão do tradutor e intérprete de Libras”, contextualiza o parlamentar, que destaca também a criação da “Proposta Bilíngue de Educação do Surdo” na década de 70.


 “Na Bahia, as pessoas surdas contam com o Centro de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred), criado no ano de 1999 e é considerado referência em deficiência auditiva e no serviço de atenção em reabilitação física. O atendimento no Cepred é destinado a pacientes da capital e do interior “, explica o autor  da moção.


Compartilhar: