Quarta-feira , 29 de Junho de 2022
ESCOLA DO LEGISLATIVO

Estudantes de colégio de Lauro de Freitas conhecem a história do Legislativo baiano

Publicado em: 17/05/2022 19:52
Editoria: Escola do Legislativo

Nesta terça-feira (17), através do Programa “A Escola e o Legislativo”, 36 alunos do 2º e 4º ano do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 9 anos, conheceram um pouco sobre o cotidiano do Parlamento baiano, com apresentação didática dos principais símbolos do Estado, do complexo de edifícios que compõem a Casa das Leis e ainda um breve histórico da ALBA, que em 2024 completa 200 anos como instituição política da Bahia.



Acompanhados por coordenadores, assistentes e da diretora Alda Miranda, as crianças participaram ativamente, antenadas na palestra realizada por Marilanja Pereira, gerente do Setor de Taquigrafia. A servidora falou sobre os cursos, treinamentos e programas diversos promovidos pela Escola do Legislativo e considerou gratificante, por ser educadora, integrar este projeto. “Tudo que a gente tem de conhecimento precisa socializar. Quando você tem esta atitude, você aprende muito mais, se transformando em transmissor, levando aquela mensagem para um debate. Por isso é importante dizer o que é o Parlamento para essas crianças”, garante a servidora.


A arte mural de Carybé, um trabalho de 198 metros quadrados feito em concreto, também fez parte do aprendizado dos jovens estudantes. Instrutora e policial militar, Islândia Dias descreveu os aspectos culturais e históricos que revestem a fachada externa da pirâmide que abriga o Plenário Orlando Spínola, com personagens do clero, orixás do candomblé, bandeirantes, índios e figuras como Caramuru e Catarina Paraguaçu. No final, meninos e meninas receberam uma cartilha que explica em quadrinhos todo o funcionamento da Assembleia Legislativa, que possui uma estrutura com dois restaurantes, lanchonete, salão de beleza, Serviço Médico-Odontológico, Serviço Social, Correios, Posto bancário, Setor de Segurança e Setor de Transporte.



Durante esta semana, o programa de integração prossegue nesta quarta-feira (18) com a visita dos estudantes do Colégio Estadual Batista Neves, localizado em Cajazeiras V, e Colégio Estadual Ana Bernardes, em Cajazeiras VI. Na quinta-feira (19), pela manhã, será a vez dos alunos da Escola Municipal Itamar Oliveira Rodrigues, também do município de Lauro de Freitas.



Compartilhar: