Quinta-feira , 30 de Junho de 2022
ESCOLA DO LEGISLATIVO

Estudantes do Colégio David Mendes Pereira visitam a ALBA

Publicado em: 05/05/2022 19:13
Editoria: Escola do Legislativo

Estudantes do Colégio David Mendes Pereira
Foto: NeusaMenezes/Agência-ALBA
Estudantes do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual David Mendes Pereira, localizado no bairro São Marcos, em Salvador, conheceram o funcionamento da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) durante visitas feitas entre quarta e quinta-feira desta semana. A ação faz parte do programa A Escola e o Legislativo, desenvolvido pela Escola do Legislativo, e consiste em aproximar o Parlamento da comunidade estudantil.


No total, nos dois dias, 100 alunos aprenderam um pouco mais sobre a Casa do Povo. Eles foram recepcionados no plenarinho, onde tiveram uma apresentação do funcionamento e da estrutura organizacional do Parlamento. No local, também aprenderam noções básicas sobre o papel dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Na quarta-feira, o roteiro contemplou visita ao Plenário Orlando Spínola, local em que ficaram encantados com o painel Galeota Gratidão do Povo, do artista Carlos Bastos. O próximo ponto visitado foi o Saguão Josaphat Marinho, onde estava a exposição de obras da artista Clarissa Mustafá. O passeio pelas dependências da Casa terminou na biblioteca, onde o grupo conheceu um pouco mais do acervo disponibilizado pela ALBA. Na quinta-feira, o programa foi praticamente o mesmo, com a adição de uma palestra no plenarinho sobre a obra do artista Carybé, que fica em frente a rampa de acesso à Casa.



Uma das coordenadoras do programa da Escola do Legislativo, Laura Ramos foi quem conduziu os estudantes pelos espaços do Parlamento baiano. “Essa é a segunda escola que visita a Assembleia Legislativa depois de dois anos e dois meses. Nesse período, não pudemos receber as escolas por causa da pandemia de Covid-19. Agora, estamos restabelecendo as visitas”, explicou.



Professora do Colégio Estadual David Mendes Pereira desde o ano de 2011, Roberta Galiza foi a responsável por acompanhar o grupo de estudantes nos dois dias de visita. Atualmente, ela leciona as disciplinas de Sociologia e Cidadania e Direitos Humanos, e frisou a importância da visita ao Legislativo no processo de formação dos adolescentes e jovens. “Essa atividade traz para eles um pouco do funcionamento do Poder Legislativo e acaba sendo uma aula de campo, uma aula prática. Infelizmente, a gente tem dificuldade de fazer mais projetos como esse na escola pública”, apontou a docente.



O estudante Anthony Santos estava atento a todos os detalhes que lhe eram apresentados, mas o que mais chamou sua atenção foi o plenário da ALBA. “Ali é o espaço onde os deputados debatem e decidem as leis. Achei um lugar maravilhoso, muito lindo. Eu amei muito”, contou. Para Anthony, que se identifica como sendo do gênero-fluído, essa oportunidade de conhecer o Legislativo é uma iniciativa que deve ser abraçada pelas escolas públicas. “Nós estamos no último ano letivo do ensino médio, daqui para frente já vamos começar a votar. É importante aprender mais sobre a política, essa consciência é necessária”, considerou.




O estudante Abimael Brito, por sua vez, classificou a visita como “experiência única”. “Poder estar aqui é um grande privilégio. Estou conhecendo coisas que eu jamais imaginei que iria conhecer. Foi tudo incrível. Eu fiquei muito admirado, não apenas eu, mas também meus companheiros, com a visita ao plenário”, indicou.

...



Compartilhar: