Notícias

Ver todas as notícias
Publicado em: 25/11/14
Setor responsável: ASSESSORIA COMUNICACAO SOCIAL

Legislativo lança biografia sobre Rômulo Almeida

O jornalista Antônio Jorge Moura é o autor da biografia

Acontece amanhã o lançamento do livro sobre Rômulo Almeida, da Coleção Gente da Bahia, escrito pelo jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia, Antônio Jorge Moura. O autor foi assessor de imprensa de Rômulo nos anos 80, quando este era presidente do MDB da Bahia. Antônio Jorge também fez a assessoria de imprensa da campanha do candidato a governador Roberto Santos, que tinha Rômulo como vice. “Depois das eleições, eu continuei trabalhando com Rômulo. Para mim, foi uma satisfação participar dessa tarefa e um privilégio escrever a historia dele. Essa fase que eu vivi com ele foi a última grande fase histórica dele, que viria a falecer em 88”, ressalta o jornalista.


 Rômulo Almeida, que foi diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), teve uma trajetória brilhante entre os anos 30 e 80. Neste período ajudou a conceber e planejar toda estrutura da economia industrial e estatal brasileira, numa época em que o país era essencialmente rural.
 “Rômulo foi exatamente a contribuição da inteligência baiana ao planejamento da economia estatal brasileira. Ele contribuiu com uma importante visão de mundo, apoiava a intervenção do estado na economia para fazer o país se desenvolver e gerar mais emprego e renda para a população. No setor privado foi um dirigente incentivador da Companhia de Petróleo Ipiranga. Foi o homem da economia estatal brasileira”, relembra o autor. Rômulo também teve uma trajetória internacional de fortalecimento de desenvolvimento e da união latina americana. Foi eleito um dos novos sábios da América Latina escolhidos pelo OEA (Organização dos Estados Americanos).


MOURA


 Antônio Jorge Moura é formado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, com especialização pela Faculdade de Administração da Ufba em Comunicação, Diálogo e Gestão Criativa de Conflitos. Iniciou o exercício profissional em 1973 no antigo Jornal da Bahia (fora de circulação), passou pela Tribuna da Bahia, Correio da Bahia, sucursal do Jornal do Brasil em Salvador e na sucursal de O Globo.


 Foi assessor de imprensa do economista Rômulo Almeida, secretário Executivo da Fundação João Mangabeira e assessor de imprensa das campanhas de Roberto Santos e Waldir Pires ao governo da Bahia. “Então essa grande contribuição da inteligência baiana fica patente nessa narrativa que faço contendo o relato dos fatos que marcaram a vida de Rômulo Almeida”, finaliza o autor do livro que a Assembleia Legislativa da Bahia vai apresentar aos leitores.


Seja bem vindo ao portal da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia
Palacio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1a avenida, 130, CEP: 41.745-001 CAB, Salvador-Bahia. Onde Estamos
OUVIDORIA: 0800 284 0271