Quarta-feira , 14 de Abril de 2021

MÍDIA CENTER

Josafá Marinho é homenageado pelo aniversário de emancipação

Publicado em: 07/04/2021 09:05
Setor responsável: Notícia

O potencial turístico, a agricultura e o setor de serviços impulsionam a economia de Cairú, município que completou, no último dia 30 de março, aniversário de  83 anos de emancipação política. A data magna foi motivo de uma moção de aplausos, registrada na Assembleia Legislativa da Bahia, pelo deputado Josafá Marinho (Patriota).
 
Com população estimada pelo IBGE (2020) em 18.427 habitantes, Cairu é o único município-arquipélago do Brasil, formado por 26 ilhas, como Boipeba, Tinharé e Ilha de Cairu. Localizado no território do Baixo Sul da Bahia, a 292 km de Salvador, faz fronteira com Nilo Peçanha, Taperoá e Valença.

O parlamentar escreve que a forte tradição na pesca artesanal é uma atividade favorecida nas ilhas em razão da presença de grandes recifes de corais e manguezais em suas zonas estuarinas e costa oceânica. Marinho explica que essa prática proporciona um ambiente propício à reprodução de animais marinhos.

Cairu, elevado à categoria de cidade pelo Decreto-Lei Estadual de 30/03/1938,  se destaca, segundo o legislador, na produção agrícola de mandioca, banana, côco, dendê, cana-de-açúcar e a extração de piaçava, que gerou em 2012 a produção de 11.500 (onze mil e quinhentas) toneladas.

"Conhecer Cairu é ter a oportunidade de interagir com a natureza e contemplar a sua bela paisagem, composta por uma exuberante fauna e flora. É se deparar com uma encantadora diversidade cultural, trazidas pelas populações urbanas, pesqueiras, indígenas, agrícolas e rurais de um modo geral", declara o deputado, ressaltando a força do turismo na região no desenvolvimento da economia local.

O autor da moção observa que, em tempos de pandemia do Covid-19, os tradicionais festejos de emancipação ficaram inviabilizados devido às restrições do distanciamento social.. Ele informa, porém, que o município apresenta um importante calendário anual de comemorações, marcado por diversas festividades com apoio popular, merecendo a sua independência política ser devidamente festejada por essa Casa Legislativa.

"Na oportunidade, fica registrado o reconhecimento ao povo cairuense pelo trabalho constante em prol do crescimento do município e hospitalidade com todos que se dirigem à região", concluiu o parlamentar, que aplaude mais um aniversário de emancipação política de Cairu.


Compartilhar: