Sexta-feira , 05 de Março de 2021

MÍDIA CENTER

Aplicativo ALBA está disponível para os sistemas Android e IOS

Publicado em: 30/01/2021 00:12
Setor responsável: Notícia

Completando o programa de informatização que iniciou na Assembleia Legislativa, o presidente Nelson Leal (PP) informa que o app para celular desenvolvido para ampliar a transparência e facilitar o acesso da população às informações referentes ao Legislativo baiano já está disponível e pode ser baixado gratuitamente pelos cidadãos. Batizado como “Aplicativo ALBA”, é uma ferramenta digital inserida no processo de modernização tecnológica da Casa, empreendido pela Mesa Diretora que encerra o mandato na próxima segunda-feira.

Para ele, no mundo digital em que vivemos atualmente, a informação é um mecanismo indispensável a todas as áreas da atuação humana. “Facilitar o acesso à informação é um dever de todos os homens públicos”, afirmou, acrescentando que, através do “Aplicativo ALBA”, os baianos podem acompanhar e compartilhar dados efetivos sobre o Legislativo e sobre a atuação de seus representantes – sem qualquer custo, com confiabilidade e rapidez a partir de seus telefones celulares.

TRANSPARÊNCIA

A nova plataforma digital, prossegue o presidente, consolidará o Poder Legislativo no mundo digital, completando assim o programa de informatização da Casa, que ganhou celeridade nos últimos dois anos. Por meio do “Aplicativo ALBA”, o cidadão poderá acessar diretamente nos seus smartphone Android ou IOS, notícias, proposições em tramitação, todo o acervo da AlbaCultural, lista telefônica com os contatos dos gabinetes, entre outras informações. As notícias podem inclusive ser compartilhadas com rapidez.

Além disso, o usuário pode também acompanhar o trabalho dos deputados na Casa, e os debates realizados pelos parlamentares no plenário, comissões e em audiências públicas. O novo software representa mais uma adequação do Poder Público às tendências tecnológicas da atualidade, somando-se a outras medidas implantadas anteriormente que visam substituir a utilização de papel – resultando numa economia anual superior a R$1,5 milhão e conferindo maior celeridade, confiabilidade e transparência a todo o processo administrativo e legislativo da ALBA.

Logo que assumiu a presidência do Parlamento, em fevereiro de 2019, o deputado Nelson Leal liderou o processo de modernização, que rendeu bons resultados. Um novo Sistema Wi-Fi foi implantado na Assembleia Legislativa, garantindo maior alcance e estabilidade do sinal de internet, o que proporcionou melhor condição de trabalho para os servidores e tornou viável o funcionamento de novas tecnologias adicionadas em sequência.

Em 23 de maio do mesmo ano, um convênio de cooperação técnica firmado entre a ALBA e o Tribunal de Contas do Estado (TCE), oficializou-se a transferência de tecnologia – sem qualquer custo – para esse programa, “papel zero”. A economia vem da eliminação do uso de papéis, tintas de impressora e aluguel de equipamentos para impressão.

 



Compartilhar: