Sexta-feira , 05 de Março de 2021

Luciano Simões Filho parabeniza Itiúba

Publicado em: 16/01/2021 07:00

O deputado Luciano Simões Filho (DEM) parabenizou a cidade de Itiúba pela passagem de seu aniversário, que será comemorado neste domingo (17). Na moção de aplausos protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia, o parlamentar informa que a cidade homenageada era primitivamente habitada pelos Índios Cariacás. O povoamento do território, integrante da sesmaria de Garcia D’Ávila, iniciou-se no final do século XVII por pioneiros procedentes de Inhambupe, Alagoinhas e Cachoeira. Formou-se a povoação de “São Gonçalo do Amarante da Serra de Itiúba”. Transformada depois em julgado, foi anexada a Senhor do Bonfim da Tapera, em 1697. Em 1868, elevou-se o julgado de São Gonçalo do Amarante da Serra de Itiúba à freguesia, subordinada ao município de Vila Nova da Rainha, atual Senhor do Bonfim. Em 1884, a freguesia foi anexada ao recém-criado município de Vila Bela de Santo Antonio das Queimadas. Em 1860, outro núcleo populacional surgia na fazenda Salgada, originando a atual cidade de Itiúba. Para o local foram transferidos os elementos administrativos, judiciários e religiosos, de São Gonçalo do Amarante da Serra de Itiúba. O povoado recebeu a denominação de Itiúba, em 1882. Criou-se a freguesia, em 1884. O topônimo é adoção do nome da serra, localizada a 6 km da Cidade. Segundo historiadores é uma corruptela do vocábulo tupi “tu-yba”, que significa “abelha dourada”. Os nativos de Itiúba são chamados itiubenses.

O parlamentar destacou que o distrito criado com a denominação de Itiúba, pela Resolução Provincial nº 1005, de 16 de março de 1868, subordinado ao município de Queimadas. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Itiúba, figura no município de Queimadas. Elevado à categoria de município com a denominação de Itiúba, pelo Decreto nº 9322, de 17 de janeiro de 1935, desmembrado de Queimadas.

“Itiúba é uma cidade de um povo trabalhador e hospitaleiro, que merece a minha gratidão e respeito”, finalizou o democrata.