Sexta-feira , 14 de Agosto de 2020

MÍDIA CENTER

Ivana quer delegacia especializada para pessoas com deficiência

Publicado em: 13/07/2020 18:47
Setor responsável: Notícia

 

Com o objetivo de resguardar e proteger as pessoas com deficiência, a deputada Ivana Bastos (PSD) indicou ao governador Rui Costa, e em especial, ao secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, a adoção de medidas para criação e implantação de delegacias especializadas no atendimento a essa parcela da sociedade baiana.


“Infelizmente é frequente a ocorrência de casos de violência a essas pessoas nas mais variadas formas, seja por enganação, espancamento ou até mesmo extorsão”, pontuou a deputada, ao justificar que as delegacias especializadas seriam uma ferramenta importante para coibir e proteger a pessoa com deficiência.


No documento, protocolado na Assembleia Legislativa, a parlamentar especifica como competências da unidade a adoção de medidas para prevenir e investigar crimes contra essa parcela da população. Além disso, ficaria estabelecido a elaboração de um mapeamento de dados de casos de violência, bem como a criação de procedimentos para servir de exemplo no atendimento a esse público em outras delegacias do Estado.


Ivana Bastos informa também que a medida é uma realidade nos estados de São Paulo e Goiás. "Nessas localidades existem unidades especializadas de polícia com atuação para o seguimento da sociedade", disse.


Ainda na indicação, a deputada propõe que a unidade conte, além da equipe policial com serviços de centros de apoio técnico, com equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais, intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), sociólogo, entre outros. E como forma de otimizar os custos para implantação, a deputada sugere que a estrutura funcione nas unidades das Delegacias de Proteção aos Idosos.




Compartilhar: