MÍDIA CENTER

Euclides lamenta morte de Marcelo Duarte

Publicado em: 29/05/2020 19:17
Setor responsável: Notícia

O deputado Euclides Fernandes (PDT) lamentou o falecimento do ex-deputado estadual e ex-vice-prefeito de Salvador Marcelo Ferreira Duarte, ocorrido no último dia 28 de maio. Em moção apresentada na Assembleia Legislativa, o  pedetista relembrou a vida pública do político, pai do atual Secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização Penal (Seap), Nestor Duarte. 

 

O ex-deputado nasceu em Salvador em 20 de agosto de 1931,  foi vice-presidente do Conselho Secional e Conselheiro Federal da OAB-BA; membro e ex-presidente do Instituto dos Advogados da Bahia. Jornalista, redator do Jornal da Bahia; professor universitário, procurador municipal de Salvado; procurador-geral da Justiça do Estado; Secretário da Justiça e Direitos Humanos; diretor pro-tempore e vice-diretor da Faculdade de Direito da Ufba; consultor jurídico da Constituinte Estadual de 1989, além de conferencista sobre temas de Direito Constitucional e Ciências Políticas nos Estados Unidos e Bélgica. 

 

Marcelo Duarte foi eleito deputado estadual pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em 1967, cassado e suspenso de seus direitos políticos, através do AI-5 em 1969, sendo anistiado em 1979. Eleito vice-prefeito de Salvador em 1986 e, novamente para o mesmo cargo em 2005 pelo Partido Social da Democracia Brasileira (PSDB). 


Foi ainda condecorado com as Medalhas do Mérito Policial Militar da Bahia, e Medalha da Ordem do Mérito da Bahia - Grande Oficial, em 1990. 




Compartilhar: