MÍDIA CENTER

Leal debate ações contra a pandemia com outras assembleias e participa de seminário na SDR

Publicado em: 25/05/2020 17:32
Setor responsável: Notícia

Duas agendas institucionais, de reuniões remotas, ocuparam a manhã do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Nelson Leal, nesta segunda-feira (25). O Parlamento baiano esteve representado em encontro virtual que discutiu o cenário da crise sanitária com presidentes dos legislativos de outros estados brasileiros, e no lançamento do novo edital do Projeto Bahia Produtiva, do governo baiano, voltado aos agricultores familiares.


As ações dos legislativos estaduais no combate à Covid-19 foi o principal tema da reunião dos presidentes de assembleias legislativas do Brasil, organizado pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), entidade presidida pela deputada estadual baiana Ivana Bastos (PSD).

 

“Reforçamos todo o nosso apoio à ação dos governadores e dos prefeitos. Sem esse esforço, a situação do Brasil, que já é extremamente grave, seria muito pior ainda, já que o governo federal continua se posicionando de forma equivocada. É muito triste a situação de alguns estados, como o Amazonas, com alto número de infectados e mortos. Na Bahia, graças à competência e ação de logística estamos passando por essa fase tão difícil com uma taxa de letalidade da Covid-19 de 3,3%, bem abaixo da média nacional, que é de 6,2%”, afirmou Nelson Leal.

 

Segundo a presidente da UNALE, outros assuntos preocupam o colegiado, como a grande queda nas arrecadações, mesmo com a celeridade em aprovação de medidas de contenção de gastos e auxílios, e a data das eleições municipais desse ano. “Iniciamos o mandato com muitos projetos que foram interrompidos pela pandemia. Temos realizado outros muitos, além das demandas que surgiram, como a criação de um Banco de leis com mais de 300 projetos inseridos, boletins informativos diários sobre a situação do funcionamento dos estados e reuniões internas e com membros dos três poderes”, informou Ivana Bastos.

 

Foi destaque na reunião a iniciativa da Assembleia baiana em disponibilizar para a Associação dos Servidores das TVs e Rádios Legislativas (Astral) a programação da sua TV ALBA voltada para estudantes que se preparam para o Enem. A emissora, gerida pela Fundação Paulo Jackson, transmite o conteúdo em uma parceria instituída com a produtora Escritório do Pensamento: as aulas gratuitas são veiculadas de segunda a sexta-feira, às 8h, com reprise às 18h.

 

Estiveram presentes no encontro os presidentes Ademar Traiano (PSDB- PR), Cauê Macris (PSDB-SP), Ernani Polo (PP-RS), Agostinho Petrus (PV- MG), Luciano Bispo (MDB-SE), José Sarto (PDT-CE), Eriberto Medeiros (PP-PE), Júlio Garcia (PSD-SC), Paulo Correia (PSDB-MS), Jalser Ranier (SD-RR), Rafael Prudente (MDB-DF) e os representantes de Mato Grosso, deputada Janaina Riva (MDB-MT) e do Rio Grande do Norte, deputado Gustavo Carvalho (PSDB-RN).

 

BAHIA PRODUTIVA

 

Nelson Leal também participou da abertura do seminário virtual “Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar”, da Secretaria estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), na manhã desta segunda-feira, quando ressaltou a continuidade das ações e programas do governo do Estado em áreas fundamentais para a economia dos municípios. Na oportunidade, a SDR lançou um novo edital do Projeto Bahia Produtiva, no valor de R$ 15 milhões.

 

O presidente da ALBA lembrou que, mesmo em um cenário adverso com a crise sanitária provocada pelo coronavírus, o governo da Bahia, com suas secretarias e órgãos, segue trabalhando “com transparência, competência e colhendo resultados”, e elogiou o novo edital da SDR. “Esse edital é fundamental; é importante que as ações cheguem ao pequeno agricultor, à agricultura familiar, neste momento de muitas dificuldades, que essa rede de proteção faça parte do nosso dia a dia”, defendeu o presidente, parabenizando toda a equipe da pasta.

 

A abertura do evento – transmitido pelo Canal da SDR no Youtube e que segue até o dia 29 de maio – contou com a participação do governador Rui Costa, do vice-governador João Leão, do responsável pela pasta do Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, e demais secretários estaduais.


O governador Rui Costa informou que, juntos, outros editais da Secretaria somam R$ 1 bilhão de investimento, consolidados através de empréstimos que o Estado tomou para dar capilaridade e fortalecer a agricultura familiar baiana. Em sua fala, o gestor pediu que os prefeitos apoiassem os editais, para ajudar a fortalecer a economia local. Já o vice-governador e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, João Leão, ressaltou que é preciso coragem para lançar programas dessa natureza diante de um cenário de pandemia, saudando o produtor rural pela passagem do seu dia, comemorado nesta segunda.

 

Segundo Josias Gomes, o edital, executado pela Companhia de Desenvolvimento Rural (CAR), é destinado a apoiar 10 mil famílias de agricultores familiares baianos na produção de alimentos. O ciclo de debates remoto promovido pela pasta tem painéis sobre a operacionalização do Parceria Mais Forte, assistência técnica por consórcios e prefeituras (Mais Ater), Programa de Aquisição de Alimento (PAA), crédito rural, Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), entre outros temas.

 

PANDEMIA

Durante a transmissão, as autoridades relataram dificuldades para o enfrentamento ao novo coronavírus na Bahia. O governador lamentou, mais uma vez, o descompromisso do governo federal com a pandemia, o que pode levar o país, essa semana, a ter o maior número de mortos diários do mundo por covid-19, ultrapassando os Estados Unidos. Ele também repudiou aqueles que, em um momento tão delicado, espalham notícias falsas. “Peço aos baianos que usem as redes sociais para compartilhar a verdade”, apelou.


Rui Costa também agradeceu, em nome do presidente Nelson Leal, a todos os deputados estaduais que, independente de filiação partidária, têm apreciado e votado as propostas encaminhadas, com a celeridade que o momento exige. “Nos momentos difíceis é que a gente conhece as pessoas e faz a união necessária. Os deputados têm sido firmes, aprovando as medidas em curto prazo, como a antecipação dos feriados”, registrou o governador.



Compartilhar: