Segunda-feira , 10 de Agosto de 2020

MÍDIA CENTER

Maria del Carmen sugere a criação do Dia da Pessoa com Fibromialgia

Publicado em: 27/12/2019 12:52
Setor responsável: Notícia

Divulgação/AgênciaALBA
A deputada Maria del Carmen Lula (PT) é autora do projeto de lei nº 23.718/2019, que dispõe sobre a criação do Dia da Pessoa com Fibromialgia, a ser comemorado anualmente em 12 de maio, constando no Calendário Oficial de Eventos do Estado da Bahia.

Neste dia, segundo estabelece o PL, ficam os órgãos públicos, empresas públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e empresas privadas, localizadas na Bahia, obrigadas, durante todo o horário de expediente, a dar atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia, uma síndrome de causas ainda desconhecidas pelos cientistas, mas que pode desencadear uma série de problemas na vida dos portadores.

Maria del Carmen  explica que a doença atinge  majoritariamente a população feminina. A cada dez casos diagnosticados, sete são em mulheres de idade entre 20 e 50 anos. A deputada diz que os sinais mais visíveis são dores generalizadas espalhadas pelo corpo e articulações; fadiga e cansaço durante o dia; problemas cognitivos e alteração da memória, transformando uma simples tarefa de atenção ou concentração em algo difícil de ser realizado.  

Segundo a deputada, o 12 de maio foi instituído como “Dia Mundial da Fibromialgia”, com o objetivo de divulgar a doença no Brasil, onde se estima que 4,8 milhões de pessoas têm a síndrome, mas apenas 2,5% desse total recebem tratamento adequado. 

“A proposta deste projeto de lei é melhorar a qualidade de vida das pessoas com fibromialgia e alertar a população, bem como criar iniciativas para melhor informar e tratar a doença”, finalizou a legisladora.



Compartilhar: