Terça-feira , 18 de Fevereiro de 2020

MÍDIA CENTER

Assembleia Legislativa homenageia Geraldo Júnior

Publicado em: 09/12/2019 18:12
Setor responsável: Notícia

PauloMocofaya/AgênciaALBA
“Tenho a certeza de que seu sonho, aliado a muito trabalho, o levará ao Palácio Thomé de Souza para conduzir o destino da primeira capital de nosso país”. Assim falou o deputado Jurandy Oliveira (PP), ao saudar o presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Geraldo Júnior (SD), que recebeu, nesta segunda-feira (9), a Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa.

Aberta pelo presidente da ALBA, deputado Nelson Leal (PP), a concorrida sessão especial contou com a participação do vice-governador João Leão (PP), do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), de autoridades civis e militares, secretários estaduais e municipais, vereadores da capital baiana, amigos e parentes do agraciado, além de lideranças políticas, presidentes de partidos, deputados federais, ex-deputados e deputados estaduais.

Proponente da homenagem, o decano da Casa Legislativa disse que Geraldo Júnior “é como um filho que viu crescer e hoje ganhou o mundo. É um homem preparado para enfrentar e vencer qualquer desafio na vida”. Jurandy ressaltou que o presidente do Poder Legislativo Municipal “nunca se apequenou, nunca se encolheu e sempre se manifestou com a grandeza que o consagrou como um dos grandes políticos de nossa terra”.

TRAJETÓRIA POLÍTICA

Ao longo da carreira política, participou de várias administrações soteropolitanas. Entre 1993 e 2000, foi coordenador jurídico da Companhia Municipal de Abastecimento (Comasa), quando a prefeitura era comandada pela atual deputada federal Lídice da Mata, e no governo do ex-prefeito Antônio Imbassahy, o apresentador de programas da Rádio Metrópole e TV Band, foi subcoordenador das administrações regionais de Salvador. O chefe do Legislativo municipal foi ainda um dos líderes de governo do ex-prefeito João Henrique e, em 2017, com o apoio do prefeito ACM Neto, passou a comandar a Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer. 

Durante a cerimônia de entrega da comenda, foi apresentado um vídeo que mostrou algumas ações do líder do Solidariedade à frente da CMS. Dentre elas, destacam-se a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, após 13 anos de tramitação na Casa; o projeto do aluguel por encomendas, para dinamizar a geração de novos postos de trabalho; e a lei de regulação dos aplicativos.

“A Comenda 2 de Julho para meu amigo do coração Geraldo Júnior é um reconhecimento da Bahia ao importante papel que as senhoras vereadoras e senhores vereadores desempenham em nossa cidade”, agradeceu o prefeito ACM Neto, que estendeu a homenagem a toda a Câmara. “Nós nos entendemos pelo olhar, não precisamos nem falar uma palavra e as coisas acontecem, em razão dessa sintonia que construímos nesses 20 anos de convivência”, afirmou. 

ACM Neto lembrou que convidou Geraldo Júnior para ser seu secretário porque “sabia do potencial que ele tinha e que iria mostrar toda a sua competência na pasta por mim designada, o que efetivamente aconteceu”. O presidente nacional do Democratas enalteceu a figura do homenageado, “um homem que cativa as pessoas e cultiva amigos de todos os segmentos políticos, pois sua intenção maior é servir aos interesses de Salvador e da Bahia”.

Representando o governador Rui Costa, o vice-governador João Leão parabenizou o deputado Jurandy Oliveira pela escolha do vereador para receber a Comenda 2 de Julho. “Conheço seu pai, Super Geraldo, e toda a sua família. Todos estão muito orgulhosos pelo seu trabalho”, observou Leão. Com seu estilo brincalhão, o vice-governador pediu a todos (e foi prontamente atendido) que ficassem de pé e aplaudissem com entusiasmo o líder Geraldo Júnior, “uma pessoa maravilhosa, com uma estrela de primeira grandeza que brilha muito no coração dos baianos”.
Ao iniciar seu pronunciamento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nelson Leal, destacou que o homenageado tem o DNA da política, herança do pai Super Geraldo, aprendendo desde cedo a arte do diálogo permanente. “Geraldinho está com a bola toda”, também brincou Leal, ao confessar que a sessão especial foi uma das mais concorridas que já participou na Casa do Povo.

O chefe do Parlamento baiano acrescentou que tinha muito orgulho de presidir a cerimônia. “Somos de uma nova geração de políticos da Bahia, e tenho certeza que Vossa Excelência está talhado para ocupar a constelação de grandes nomes que irão brilhar na condução dos destinos de nossa terra e de nossa gente”, pontuou o progressista. Nelson Leal elogiou o vereador Geraldo Júnior pelo “seu comportamento republicano, de tolerância e respeito a todos, seja situação ou oposição, maioria ou minoria, credenciando-o a qualquer voo”.

APOIO 

Emocionado, e já ostentando a comenda no peito, Geraldo Júnior agradeceu ao pai Super Geraldo, à mãe Clarisse, aos filhos Matheus e Malu e à companheira Adriana Rangel pelo apoio incondicional da família em toda a sua vida. Considerou que a homenagem é resultado da união de todos os 42 vereadores da Câmara Municipal de Salvador, reiterando que, na direção do Poder Legislativo, plantou e regou novas amizades. Garantiu que uma dessas pontes que construiu foi com o presidente Nelson Leal “que vem realizando uma gestão que irá deixar marcas positivas e indeléveis nesta Casa”. 

Durante mais de meia hora, o presidente da CMS relatou a experiência que teve ao lado do decano da Casa Legislativa, recordou a amizade que desenvolveu com o filho do parlamentar, Marcelo Oliveira, presidente da Bahia Pesca, e dedicou reflexões sobre os diferentes cargos que ocupou na vida pública desde o começo da década de 90, quando deu os primeiros passos colaborando em órgãos das administrações municipais. Para Geraldo Júnior, este 9 de dezembro de 2019 “é um dia de muita luz em sua vida, uma data onde não se esquece de citar o líder espiritual Dalai Lama:

“Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã. Portanto, hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver”, finalizou o homenageado.

Estiveram presentes à sessão, 20 deputados estaduais e 31 vereadores, de diversas correntes políticas, e muitas autoridades que compuseram a mesa dos trabalhos, prestigiando a entrega da honraria: a desembargadora do Tribunal de Justiça, Aracy Borges, representando o presidente em exercício do TJ, desembargador Augusto de Lima Bispo; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), Jatahy Júnior; o procurador de Justiça, Paulo Gomes, representando a procuradora-geral de Justiça, Ediene Lousado; o defensor público, Pedro Casale, representando o defensor público geral, Rafson Saraiva Ximenes; Maurício Barbosa, secretário estadual de Segurança Pública; Bruno Reis, vice-prefeito de Salvador; coronel-aviador Ivan Lucas Karpischin, comandante da Base Aérea de Salvador; coronel Anselmo Brandão, comandante-geral da Polícia Militar da Bahia; coronel Francisco Luiz Telles de Macêdo, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militares; delegado-chefe da Polícia Civil, Bernardino Brito Filho; Walter Pinheiro, presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI); João Leitão, presidente do Jornal A Tarde; e José Mário Lima, presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Estado da Bahia (Sindipol- BA).


Compartilhar: