Terça-feira , 18 de Fevereiro de 2020

MÍDIA CENTER

Aniversário do município de Cravolândia é lembrado no Legislativo por Niltinho

Publicado em: 06/12/2019 18:57
Setor responsável: Notícia

Divulgação/AgênciaALBA
O deputado Niltinho (PP) resgatou a história e a ligação de Cravolândia com a família dos artistas baianos Mário Cravo Filho e Mário Cravo Neto, ao fazer homenagem pelo 57º aniversário de emancipação política do município.

Em moção de congratulações, apresentada no Legislativo baiano, o parlamentar descreve a origem no cultivo do Café Cravo, nos anos 1950, produto de exportação da fazenda Palestina, de propriedade do ex-deputado e empresário Mário da Silva Cravo – pai do escultor Mário Cravo Filho e avô do fotógrafo Mário Cravo Neto, “que até hoje são famosos por retratar a Bahia em suas obras”. 

A fundação da cidade foi feita por Mário da Silva Cravo, que também foi seu primeiro prefeito, em 8 de dezembro de 1962 – conta Niltinho. “A origem do nome Cravolândia foi para homenageá-lo como fundador da cidade, sendo uma derivação feita a partir do seu sobrenome”, completa o progressista. Ele anota ainda que, na década de 1960, o município chegou a ser grande produtor de café, porém o plantio foi erradicado após ocorrência de pragas, sendo retomado, nos anos 1970, mas não com a mesma força. 

O deputado registrou a data que ficou conhecida como o ‘Dia do Sim’, 8 de dezembro de 1961, quando foi realizado um plebiscito para a emancipação política do município. O povoado – que, primeiro, pertenceu ao município de Jiquiriçá e, depois, a Santa Inês – foi elevado à categoria de município através da Lei Estadual nº 1714, de 16/07/1962. “Assim sendo, trago essa Moção para que sirva de incentivo e estímulo a esse povo batalhador”, finalizou Niltinho.


Compartilhar: